FGV 2017 – Questão 19

Linguagens / Português
Texto para as questões.
 
Na crise, viramos fantoches na rede
Quando um fato de grande repercussão social ocorre, o primeiro impacto é o congestionamento. Todos buscam se comunicar, gerando sobrecarga nas linhas de celular, tornando o acesso à internet móvel lento ou inexistente.
Logo a seguir vem a onda de incerteza e desinformação. No anseio da busca por notícias rápidas, começam a circular na rede vários dados falsos ou imprecisos, que são replicados massivamente. Estudos mostram que as informações falsas circulam três vezes mais que as corretas, publicadas depois. O dano é enorme.
A recomendação nesses casos é contraintuitiva: não replicar qualquer informação sem checá-la antes. Evitar o desejo de "participar" do acontecimento retuitando ou compartilhando informações vindas de fontes não confiáveis, por maior que seja o número de pessoas fazendo o mesmo. Nesses momentos de grande comoção e agitação, extremistas com agendas políticas deletérias aproveitam para fazer circular suas mensagens. Esse é um dos principais efeitos desejados pelo terrorismo contemporâneo: criar uma situação de grande agitação na internet e pegar carona nela para disseminar sua mensagem.
Situações como essas transformam as pessoas em veículos. Viramos agentes de disseminação ampla de mensagens pré-fabricadas, produzidas intencionalmente por algumas poucas fontes que sabem exatamente o que estão fazendo.
O objetivo não é o debate, mas mera ocupação de espaço. São teses e antíteses incapazes de produzir qualquer síntese. Não passam de narrativas pré- concebidas com o objetivo de ocupar espaço.
Ronaldo Lemos,
Folha de S. Paulo, 28/03/2016. Adaptado.
Considerados no contexto, os termos sublinhados nos trechos “com agendas políticas deletérias ” e “mera ocupação de espaço” podem ser substituídos, sem prejuízo do sentido, por:
a) dissimuladas; fortuita.
b) lesivas; plena.
c) perniciosas; simples.
d) intencionais; trivial.
e) usurpadoras; efetiva.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 22
Os linguistas têm notado a expansão do tratamento informal. “Tenho 78 anos e devia ser tratado por senhor, mas meus alunos mais jovens me tratam por você”, diz o professor Ataliba Castilho, aparentemente sem se incomodar com a...
ENCCEJA - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação 2017 – Questão 20
Balaio de ideias: poucas palavras, muita sabedoria ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2012 – Questão 100
A colocação pronominal é a posição que os pronomes pessoais oblíquos átonos ocupam na frase em relação ao verbo a que se referem. São pronomes oblíquos átonos: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Esses pronomes podem assumir...
Base dudow 2000 – Questão 56
Assinale a alternativa em que aparece uma oração subordinada adjetiva explicativa: a) Há, em nossas vidas, momentos que parecem eternos. b) Ela se formou no mês em que ele aniversariou. c) Ganhou um cavalo que se chamava Sun Set. d) Moro na casa em que meus avós moravam. e) A perseverança, que é a marca dos fortes, leva a sucessos na vida.
FGV 2022 – Questão 4
Considerada em si, a moral da fábula, “Cria corvos e te arrancam os olhos”, alude, em termos figurados, a) à intolerância. b) à ingratidão. c) à intemperança. d) à indiferença. e) à impaciência.