FGV 2017 – Questão 17

Linguagens / Português
Examine esta tirinha para responder às questões.
O Estado de S. Paulo, 13/04/2016.
A visão crítica, marcadamente cética, dos diferentes sistemas de governo, que se pode subentender na tirinha, só NÃO está presente na seguinte citação:
a) Como verdadeiro democrata, nunca nego a ninguém o direito de concordar inteiramente comigo.
b) A diferença entre democracia e comunismo é que, na democracia, o governo se proclama povo e, no comunismo, o povo se proclama governo.
c) Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim.
d) As democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.
e) A diferença entre uma democracia e uma ditadura consiste em que, numa democracia, se pode votar antes de obedecer às ordens.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2006 – Questão 6
O texto de Rubem Alves, ao abordar essencialmente tensões e transformações, divide-se em duas partes. Pode-se dizer que a primeira e a segunda partes do texto se caracterizam, respectivamente, por: a) ênfase na realidade e na ficção. b) foco na terceira e na primeira pessoa. c) predomínio da descrição e da narração. d) desenvolvimento da argumentação e da contra argumentação.
UERJ 2015 – Questão 7
A última estrofe apresenta imagens relacionadas à família. Em relação ao conjunto do texto, a figuração do casal com seus filhos pequenos remete à ideia de: a) angústia. b) mudança. c) continuidade. d) preocupação.
UNESP 2017 – Questão 2
Na crônica, o personagem seu Afredo é descrito como uma pessoa a) pedante e cansativa. b) intrometida e desconfiada. c) expansiva e divertida. d) discreta e preguiçosa. e) temperamental e bajuladora.
FGV Economia 2011 – Questão 128
Examinando os trechos "não duvida que aliens existem" (revista Planeta) e "sem saber do que se tratam" (revista IstoÉ), em face da norma-padrão da língua, pode-se afirmar que: ...
FATEC 2001 – Questão 45
O tratamento poético da linguagem apresenta, por vezes, cenas possibilidades que a norma gramatical não admite ou não recomenda; é possível afirmar que, no poema Música, é exemplo disso: a) "Me disseram que era Chopin“. b) "dentadura dura". c) "enquadrei o Chopin". d) "que era preciso pagar”. e) "braços redondos".