FGV 2015 – Questão 25

Linguagens / Literatura
    Era no tempo do rei.
  Uma das quatro esquinas que formam as ruas do Ouvidor e da Quitanda, cortando-se mutuamente, chamava-se nesse tempo - O canto dos meirinhos -; e bem lhe assentava o nome, porque era aí o lugar de encontro favorito de todos os indivíduos dessa classe (que gozava então de não pequena consideração). Os meirinhos de hoje não são mais do que a sombra caricata dos meirinhos do tempo do rei; esses eram gente temível e temida, respeitável e respeitada; formavam um dos extremos da formidável cadeia judiciária que envolvia todo o Rio de Janeiro no tempo em que a demanda era entre nós um elemento de vida: o extremo oposto eram os desembargadores. Ora, os extremos se tocam, e estes, tocando-se, fechavam o círculo dentro do qual se passavam os terríveis combates das citações, provarás, razões principais e finais, e todos esses trejeitos judiciais que se chamava o processo.
Daí sua influência moral.
Manuel Antônio de Almeida,
Memórias de um sargento de milícias.
O convívio de um repertório narrativo de caráter mítico ou lendário e de referências diretas a coisas e pessoas reais, pertencentes à realidade histórica, presente nas Memórias de um sargento de milícias, caracteriza também, principalmente, a estrutura da obra
a) Senhora, de José de Alencar.
b) O cortiço, de Aluísio Azevedo.
c) Quincas Borba, de Machado de Assis.
d) Macunaíma, de Mário de Andrade.
e) São Bernardo, de Graciliano Ramos.

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2017 – Questão 11
“O Sinhô foi açoitar ...
FGV 2012 – Questão 1
Em um período de grande volatilidade no mercado, Rosana adquiriu um lote de ações e verificou, ao final do dia, que ele sofrera uma valorização de 8% em relação ao preço pago na compra. No final do dia seguinte, o mesmo lote sofrera uma...
Base dudow 2000 – Questão 16
Não é função da literatura: ...
FGV 2014 – Questão 27
Ao iniciar-se com um raciocínio da ordem da economia e da produção, São Bernardo remete a dois outros romances: o primeiro também se abre com uma reflexão de fundo econômico, e o segundo carrega, já na sua divisão interna, as marcas do processo econômico. Esses dois romances são, respectivamente, a) O cortiço e A hora da estrela. b) Quincas Borba e Senhora. c) Memórias de um sargento de milícias e O Ateneu. d) Senhora e A hora da estrela. e) O Ateneu e O cortiço.
FGV 2013 – Questão 14
A função f(x) = (sen x)(cos x) tem conjunto imagem e período dados, respectivamente, por a) -1,1 e π. b) -1,1 e 2π. c) -2,2 e 2π. d) -12,12 e π. e) -12,12 e 2π.