FGV 2013 – Questão 27

Linguagens / Literatura
Como sempre acontece a quem tem muito onde escolher, o pequeno, a quem o padrinho queria fazer clérigo mandando-o a Coimbra, a quem a madrinha queria fazer artista metendo-o na Conceição, a quem D. Maria queria fazer rábula arranjando-o em algum cartório, e a quem enfim cada conhecido ou amigo queria dar um destino que julgava mais conveniente às inclinações que nele descobria, o pequeno, dizemos, tendo tantas coisas boas, escolheu a pior possível: nem foi para Coimbra, nem para a Conceição, nem para cartório algum; não fez nenhuma destas coisas, nem também outra qualquer: constituiu-se um completo vadio, vadio mestre, vadio-tipo.
 
Manuel Antônio de Almeida,
Memórias de um sargento de milícias
Ao constituir-se “vadio”, Leonardo (filho)
a) seguia o exemplo do pai, assim fazendo jus ao dito popular que rege o livro: “quem sai aos seus não degenera”.
b) arriscava-se a recair na condição de “escravo de ganho”, conforme previa, para a vadiagem, a Instrução Régia vigente na época.
c) assumia o destino que lhe era ditado por sua condição de mestiço, de acordo com a regra do determinismo racial.
d) tornava-se representativo de boa parcela dos homens livres, no Rio de Janeiro escravista de sua época.
e) sofria as consequências de sua situação de criança abandonada pelos pais, e criada, com indiferença, em casa de terceiros.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2019 – Questão 9
Destinada unicamente à exportação, em função da qual se organiza e mantém a exploração, tal atividade econômica desenvolveu-se à margem das necessidades próprias da sociedade brasileira. No alvorecer do século XIX, essa atividade...
UERJ 2009 – Questão 15
No texto Herói na Contemporaneidade, o autor valoriza um determinado perfil de herói, em contraposição a outro por ele considerado “bobo”, sem importância. O perfil de Macunaíma difere desses dois tipos de herói. Tal diferença pode ser...
UNICAMP 2017 – Questão 11
“O Sinhô foi açoitar ...
UNICAMP 2015 – Questão 71
No romance Vidas secas, a alteridade é construída ficcionalmente. Isso porque o narrador ...
FGV 2019 – Questão 123
As informações da narrativa permitem concluir que ...