UNESP (julho) 2014 – Questão 34

Ciências Humanas / História
Inserido em um empreendimento mercantil, financiado com o objetivo de exploração econômica para o fortalecimento do absolutismo espanhol, o navegante genovês [Cristóvão Colombo] encontra uma realidade na América que não permite a identificação das imaginadas riquezas orientais, dando origem a uma dupla narrativa: a do esperado e a do experimentado, em que o discurso é pressionado pela necessidade de obter informações e um projeto colonizador.
(Wilton Carlos Lima da Silva.
As terras inventadas, 2003. Adaptado.)

Segundo o texto, o relato de Colombo
a) revela a convicção do navegador de que as novas terras oferecem riquezas imediatas e poder planetário aos reis da Espanha.
b) expõe o esforço do navegador de conciliar o reconhecimento da especificidade americana com as expectativas europeias ante a viagem.
c) confirma o caráter casual da descoberta da América e o desconsolo do navegador diante das pressões comerciais da metrópole.
d) demonstra a superioridade religiosa e tecnológica dos navegadores europeus em relação aos nativos americanos.
e) mostra a decepção do navegador com o que encontrou na América, pois não havia riquezas que justificassem a longa viagem. 

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 21
“Este é o maior evento da história”. ...
UNESP (julho) 2010 – Questão 7
Aponte, entre as características abaixo, todas aquelas que, segundo a exposição do autor, diferenciam o artista circense do ator: I. Os riscos são reais. II. O artista representa a si mesmo. III. O artista se apresenta a um público específico. IV. O artista não revela “interioridades”. a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) I, II e IV. e) II, III e IV.
Base dudow 2000 – Questão 43
"Quando reconsidero ou observo os Estados florescentes, não vejo neles, Deus me perdoe, senão uma espécie de conspiração dos ricos para cuidar de seus interesses pessoais". ...
UERJ 2011 – Questão 47
Chiclete com banana ...
Base dudow 2000 – Questão 1
A independência política do Brasil, não foi um movimento idílico (sonho, devaneio), como mostram alguns livros didáticos. Na verdade, ela decorre de um processo que se iniciou nos chamados movimentos nativistas e se estendeu para além do sete...