FGV 2012 – Questão 20

Linguagens / Português
Leia o seguinte texto, que é parte de uma entrevista concedida por Érico Veríssimo a Clarice Lispector:
 
– Érico, por que você acha que não agrada aos críticos e aos intelectuais?
– Para começo de conversa, devo confessar que não me considero um escritor importante. Não sou  um inovador1. Nem mesmo um homem inteligente. Acho que tenho alguns talentos que uso bem... mas  que acontece serem os talentos menos apreciados pela chamada “crítica séria”, como, por exemplo, o de contador de histórias. Os livros que me deram popularidade2, como Olhai os lírios do campo, são romances medíocres. Nessa altura me pespegaram* no lombo literário3 vários rótulos: escritor para mocinhas, superficial etc...O que vem depois dessa
primeira fase é bastante melhor mas, que diabo4! pouca gente (refiro-me aos críticos apressados) se dá ao trabalho de revisar opiniões antigas e alheias5.
Por outro lado, existem os “grupos”6. Os esquerdistas sempre me acharam “acomodado”. Os direitistas me consideram comunista7. Os moralistas e reacionários me acusam de imoral e subversivo. Havia ainda essa história cretina de “norte contra sul”. E ainda essa natural má vontade8 que cerca todo escritor que vende livro, a ideia de que  best-seller tem de ser necessariamente um livro inferior.
Some tudo isto, Clarice, e você não terá ainda uma resposta satisfatória à sua pergunta. Mas devo  acrescentar que há no Brasil vários críticos que agora me levam a sério, principalmente depois que publiquei O tempo e o vento. (Bons sujeitos!)
(Clarice Lispector. Entrevistas. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.)
 
* pespegaram: aplicaram.
Considere as seguintes afirmações sobre a frase Olhai os lírios do campo, utilizada por Érico Veríssimo como título de um de seus primeiros livros:
I) Pode ser utilizada para traduzir uma exortação e não propriamente uma ordem.
II) Caracteriza um procedimento intertextual por parte do autor da obra homônima.
III) Poderia ser substituída pela frase Olham os lírios do campo, sem prejuízo para o sentido e para a correção.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.

Veja outras questões semelhantes:

FGV 2017 – Questão 3
Os pares (x , y ) dados abaixo pertencem a uma reta (r) do plano cartesiano: Podemos afirmar que a) a reta (r) determina com os eixos cartesianos um triângulo de área 1,6. b) A reta (r) intercepta o eixo das ordenadas no ponto de abscissa 45. c) y será positivo se, e somente se, x >-45 . d) a reta (r) intercepta o eixo das abscissas no ponto de abscissa – 4. e) o coeficiente angular da reta (r) é – 5.
Base dudow 2000 – Questão 78
Assinalar a forma correta do plural de “O cristão vê no cesto apenas um peixinho e um pãozinho”: a) Os cristãos vêem nos cestos apenas uns peixinhos e uns pãezinhos. b) Os cristões vêm nos cestos apenas uns peixinhos e uns pãezinhos. c) Os cristãos vêm nos cestos apenas uns peixinhos e uns pãozinhos. d) Os cristãos veem nos cestos apenas uns peixinhos e uns pãezinhos. e) Os cristães vêem nos cestos apenas uns peixinhos e uns pãozinhos.
Base dudow 2000 – Questão 18
A alternativa com melhor redação, considerando correção, clareza e concisão, é: ...
UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 5
A regência do verbo abdicar, que aparece no trecho — não abdica da busca de um sentido transcendente para o mistério de existir —, pode ser substituída, de modo compatível com a norma padrão e com o sentido do texto, pelo que está em: ...
Base dudow 2000 – Questão 31
Assinale a forma verbal inaceitável em relação à norma culta da língua: a) países que revêem o conhecimento tecnológico: b) países que preveram o conhecimento tecnológico; c) países que impuseram o conhecimento tecnológico; d) países que obtêm o conhecimento tecnológico; e) países que detiveram o conhecimento tecnológico.