TURMA DUDOW ENEM 2024
Experimente Agora

FGV Economia 2010 – Questão 99

Ciências da Natureza / Física / Movimento Circular Uniforme / Rolamento Uniforme
Conhecido como parafuso de Arquimedes, este dispositivo foi utilizado pelos egípcios para retirar água do Nilo. Um modelo simples pode ser construído com uma mangueira enrolada em uma haste reta. Quando a haste é girada no sentido conveniente, a extremidade inferior da mangueira entra e sai da água, aprisionando uma porção desta no interior da mangueira. Enquanto o parafuso gira, a água capturada é obrigada a subir até o outro extremo da mangueira, onde é despejada.
Com um desses dispositivos, elevou-se água proveniente de um rio até um reservatório, localizado a 2,0 m de altura em relação ao nível de água desse rio. O parafuso de Arquimedes utilizado tinha 100 voltas completas de uma mangueira de borracha, sendo que cada anel podia transportar 1,0 cm3 de água. Desconsiderando atritos e supondo uma rotação uniforme, admitindo que o tempo necessário para que o parafuso girasse 360º em torno de seu eixo era de 2,0s, a potência útil da fonte do movimento de rotação, em W, era de:
Dado: densidade da água = 1,0 g/cm3
aceleração da gravidade = 10 m/s2
Avalie esta questão

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 41
Os morcegos se orientam e encontram suas presas emitindo, de suas narinas, ondas ultra-sônicas e recebendo as ondas refletidas. Para detectar uma presa, na mais completa escuridão, o morcego emite ondas numa certa frequência fE, que são...
Base dudow 2000 – Questão 74
Os três corpos A,B e C, representados na figura exposta, têm massas iguais a m = 3 kg, cada um. O plano horizontal em que se apóiam A e B não oferece atrito, a roldana tem massa desprezível e a aceleração local da gravidade, g = 10 m/s2. A tração no fio que une os blocos A e B, vale: a) 10 N. b) 15 N. c) 20 N. d) 25 N. e) 30 N.
FGV Economia 2010 – Questão 95
O doce de leite não saía mesmo! Nem podia, uma vez que uma pequena tampa ainda obstruía a saída do doce. ...
UNESP (julho) 2010 – Questão 73
Já se passaram 23 anos do acidente de Goiânia, quando em 1987, em um ferro-velho, ocorreu a abertura de uma cápsula contendo o material radioativo Cs-137, que apresenta meia-vida de 30 anos. Sabendo que, à época o acidente, havia 19,2g de Cs-137 na cápsula, o tempo, em anos, que resta para que a massa desse elemento seja reduzida a 2,4g é igual a: a) 67. b) 77. c) 80. d) 90. e) 97.
FATEC 2010 – Questão 29
Uma criança brincando com um ímã, por descuido, o deixa cair, e ele se rompe em duas partes. Ao tentar consertá-lo, unindo-as no local da ruptura, ela percebe que os dois pedaços não se encaixam devido à ação magnética. ...