FGV Economia 2010 – Questão 75

Ciências Humanas / Geografia / As Imigrações / Decasséguis
Observe a foto de uma manifestação de dekasseguis no Japão em janeiro de 2009.
 
(www.oglobo.globo.com/fotos/2009.01.18/18_MHG_japao.jpg)
 
A partir da análise da foto, dos conhecimentos sobre a migração brasileira e da economia japonesa, assinale a alternativa que apresenta a legenda mais adequada para a situação representada.
a) Os imigrantes brasileiros, considerados essenciais para a economia japonesa, desenvolvem atividades especializadas e reivindicam melhores salários.
b) A crise econômica no Japão tem gerado um protecionismo em relação aos trabalhadores brasileiros que passaram a ter a preferência em relação aos imigrantes de outros países asiáticos.
c) A recessão econômica enfrentada pelo Japão tem mudado o cenário para muitos dos milhares de brasileiros que passaram a enfrentar a situação de desemprego.
d) Depois de décadas de trabalho no Japão, os brasileiros protestam porque não aceitam serem substituídos por trabalhadores chineses que recebem salários mais baixos.
e) No Japão, os imigrantes brasileiros desempenham atividades bem remuneradas e, por isso, têm sido substituídos por mão de obra asiática, mais barata.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2010 – Questão 54
Correlacione os conceitos a seguir: ...
ENEM 2001 – Questão 19
A figura apresenta as fronteiras entre os países envolvidos na Questão Palestina e um corte, no mapa, da área indicada. ...
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2015 – Questão 26
SUERTEGARAY, D. M. A. (Org.) Terra: feições ilustradas. ...
UNESP (julho) 2007 – Questão 52
Sendo os homens, conforme (...) dissemos, por natureza, todos livres, iguais e independentes, ninguém pode ser expulso de sua propriedade e submetido ao poder de outrem sem dar consentimento. ...
FGV Economia 2010 – Questão 90
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, a lacuna II do texto. a) would have seen b) had been c) were done d) has been e) was going