FGV Economia 2010 – Questão 124

Ciências da Natureza / Biologia / Nutrição e Digestão / Fisiologia da Digestão Humana
Para demonstrar a ação da saliva na etapa inicial do processo digestivo, um professor de biologia realizou o seguinte experimento:
Em um tubo de ensaio (tubo I) adicionou uma solução de água e amido. Em outro tubo de ensaio (tubo II) fez o mesmo, mas adicionou ao tubo um pouco da saliva de um dos alunos. O professor informou aos alunos que manteria os tubos à temperatura ambiente por 30 minutos, após os quais pingaria em cada tubo uma gota de iodo, o qual é capaz de identificar a presença de amido na solução tornando-a roxa. Enquanto aguardavam os 30 minutos, o professor solicitou aos alunos que discutissem o experimento.
Marcelo disse que, após pingar o iodo, a solução do tubo I continuaria incolor, e a do tubo II ficaria roxa. Paulo, contudo, disse que ocorreria exatamente o contrário.
Mirela disse que, como o dia estava frio, se, ao invés de se manter os tubos à temperatura ambiente, estes fossem mantidos a 37 ºC, não seria necessário esperar 30 minutos para concluir o experimento.
Renato discordou de Mirela, argumentando que, tal como ocorre na boca, a 37 ºC o amido se degrada, assim, não seria possível observar qualquer diferença entre os tubos I e II.
Carlos disse que o professor deveria adicionar ao tubo II algumas gotas de uma solução básica, uma vez que, na boca, a digestão do amido acontece em pH bem acima de 7.
Patrícia discordou, informando que a digestão sempre acontece em pH ácido, como o do estômago, e por isso, no tubo II, também deveriam ser colocadas algumas gotas de uma solução ácida.
 
Pode-se dizer que estão corretos em suas observações os alunos
a) Paulo e Mirela.
b) Paulo e Renato.
c) Paulo, Renato e Carlos.
d) Marcelo, Mirela e Carlos.
e) Marcelo, Renato e Patrícia.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2011 – Questão 97
Uma cisterna cilíndrica de 2 m de altura armazena a água captada de um telhado, recolhendo-a por uma abertura em seu topo. Na base, um tubo de vidro de 30 cm de altura foi graduado em centímetros, com o zero da escala coincidente com o nível do...
UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 8
A importância da luz na origem e evolução da vida no planeta é incontestável. Nesse processo, os animais desenvolvem diversas formas de utilizar a luz em seu benefício, como a visão e estruturas relacionadas com ela. A seguir, analise as...
FGV Economia 2010 – Questão 131
Em tempos modernos, doamos agasalhos, óculos, e até óvulos... − exclamou uma personagem de novela diante da amiga que cogitava a doação de suas células não fertilizadas que restaram de um procedimento de inseminação artificial. Supondo-se...
UNESP 2017 – Questão 64
Em cada um dos gráficos A e B, há três curvas, porém apenas uma delas, em cada gráfico, representa corretamente o fenômeno estudado. ...
FGV Economia 2010 – Questão 7
A representação gráfica da equação (x + y)² = x² + y² no sistema cartesiano ortogonal é a) o conjunto vazio. b) um par de retas perpendiculares. c) um ponto. d) um par de pontos. e) um círculo.