FGV Economia 2010 – Questão 103

Ciências da Natureza / Física / Comportamento da Luz e Radiação Solar / Refração da Luz - Introdução
Um feixe luminoso de raios paralelos, que se propaga em um meio óptico homogêneo, incide sobre uma superfície que separa o primeiro meio de um segundo, passando a se propagar neste. Substituindo-se o segundo meio óptico por um vidro fosco e translúcido, e admitindo que os raios de luz nele penetrem, estes perdem o paralelismo, podendo-se dizer que nessa situação ocorreu uma:
a) reflexão difusa.
b) reflexão regular.
c) refração difusa.
d) refração regular.
e) absorção difusa.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2008 – Questão 29
Uma balsa, cuja forma é um paralelepípedo retângulo, flutua em um lago de água doce. A base de seu casco, cujas dimensões são iguais a 20 m de comprimento e 5 m de largura, está paralela à superfície livre da água e submersa a uma...
UFABC 2008 – Questão 1
Durante uma prova de longa distância (maratona), um atleta se movimenta com velocidade constante. Sabendo-se que no instante zero ele passou pelo 1º posto de observação, localizado no km 20, e 40 minutos depois passou pelo 2º posto de observação, localizado no km 34, pode-se afirmar que a velocidade desse atleta no trecho compreendido entre os dois postos de observação foi de a) 14 km/h. b) 16 km/h. c) 17 km/h. d) 19 km/h. e) 21 km/h.
UFABC 2006 - 2007 – Questão 33
Astrônomos descobrem mais duas galáxias anãs próximas à Via-Láctea ...
UNESP (julho) 2009 – Questão 38
O atleta jamaicano Usain Bolt foi um dos grandes protagonistas dos Jogos Olímpicos de Pequim. Ele bateu seu próprio recorde mundial dos 100 metros com o tempo de 9,69 segundos e, na prova dos 200 metros rasos, ele registrou o tempo de 19,3...
FGV Economia 2009 – Questão 62
Crescimento percentual do PIB no 2.º trimestre de 2008 (%) (www.uol.com.br) Se fosse dado um outro título que interpretasse a tabela, esse título poderia ser a) Economia - mundo se ressente da crise. b) Emergentes impulsionam a economia mundial. c) Países desenvolvidos permanecem na liderança. d) A zona do Euro puxa crescimento mundial. e) A força dos países agrícolas no crescimento da economia mundial.