FGV Economia 2009 – Questão 123

Ciências da Natureza / Biologia / Trocas Gasosas e Condução de Seiva / Estômatos
Os estômatos constam de duas células epidérmicas modificadas, denominadas células-guarda, que mantêm um espaço entre si chamado ostíolo. A abertura ou fechamento do ostíolo depende da variação do turgor das células-guarda.
Segundo alguns autores, essas células,
a) na presença da luz, consomem o gás CO2, tornando o citoplasma mais alcalino. Nesse ambiente, o amido converte-se em glicose, o que aumenta a concentração no vacúolo e permite que, por osmose, recebam água das células vizinhas. Uma vez túrgidas, as células-guarda promovem a abertura dos ostíolos.
b) na presença da luz, realizam fotossíntese e produzem oxigênio. Esse gás torna o citoplasma mais alcalino, permitindo que a glicose se converta em amido, o que aumenta a concentração no vacúolo e permite que, por osmose, recebam água das células vizinhas. Uma vez túrgidas, as células-guarda promovem a abertura dos ostíolos.
c) na presença da luz, realizam fotossíntese e produzem oxigênio. Esse gás acidifica o citoplasma, permitindo que o amido se converta em glicose, o que diminui a concentração no vacúolo e permite que a água, por osmose, passe para as células vizinhas. Uma vez flácidas, as células-guarda promovem o fechamento dos ostíolos.
d) no escuro, pela respiração produzem o gás CO2, o qual acidifica o citoplasma e permite que a glicose se converta em amido. Este aumenta a concentração do vacúolo e permite que, por osmose, recebam água das células vizinhas. Uma vez túrgidas, as células-guarda promovem a abertura dos ostíolos.
e) no escuro, pela respiração produzem o gás CO2, o qual acidifica o citoplasma e permite que o amido se converta em glicose. Esta diminui a concentração do vacúolo e permite que a água, por osmose, passe para as células vizinhas. Uma vez flácidas, as células-guarda promovem o fechamento dos ostíolos.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2010 – Questão 26
Se m, n e p são raízes distintas da equação algébrica x3 – x2 + x – 2 = 0, então m3 + n3 + p3 é igual a a) –1. b) 1. c) 3. d) 4. e) 5.  
FGV Economia 2010 – Questão 20
Os pontos A(–1, 4), B(2, 3) e C não são colineares. O ponto C é tal que a área do triângulo ABC é 5. Nas condições dadas, o lugar geométrico das possibilidades de C é representado no plano cartesiano por um(a) a) par de pontos distantes 25 um do outro. b) reta perpendicular a AB que passa por 1, 103. c) reta perpendicular a AB que passa por 12, 72. d) par de retas paralelas distantes 3 uma da outra. e) par de retas paralelas distantes 22 uma da outra.
FGV Economia 2010 – Questão 40
Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal, de acordo com a norma culta. ...
FUVEST 2009 – Questão 54
O heredograma abaixo mostra homens afetados por uma doença causada por um gene mutado que está localizado no cromossomo X. ...
Base dudow 2000 – Questão 32
Observe a tabela: ...