FGV Administração 2011 – Questão 58

Ciências Humanas / Geografia / Poluição Ambiental / Efeito Estufa
De acordo com o Relatório Global sobre Assentamentos Humanos 2011, Cidades e Mudança Climática: Direções Políticas, as “cidades deverão se transformar em campos de batalha dos esforços para combater a mudança climática”.
http://www.unhabitat.org/content.asp?cid=9599&catid=7&ty
peid=46&subMenuId=0&AllContent=1
Sobre a relação entre as cidades e as mudanças climáticas,
assinale a alternativa correta:
a) Apenas as cidades do mundo situadas em áreas costeiras são vulneráveis aos efeitos da mudança climática.
b) As políticas de planejamento local têm pouco impacto sobre as mudanças climáticas, dado que estas ocorrem na escala global.
c) Nos termos do relatório, a estratégia mais eficaz de combate às mudanças climáticas é a contenção do processo de urbanização da população mundial.
d) As cidades do mundo são responsáveis por mais da metade das emissões globais de gases de efeito estufa.
e) Em termos globais, a emissão de gases estufa pelos transportes urbanos representa menos da metade da emissão gerada pelos transportes de longa distância.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 40
Os mapas I e II destacam, respectivamente, a predominância dos seguintes usos da terra: a) Pecuária extensiva/Pecuária intensiva. b) Área de agricultura comercial/Área de extrativismo vegetal. c) Agricultura de subsistência/Agricultura comercial. d) Pequena pecuária melhorada/Agricultura de subsistência. e) Pecuária primitiva/Extrativismo vegetal.
UNICAMP 2011 – Questão 47
Com relação à cultura da soja no Brasil, é correto afirmar que ...
ENEM 2002 – Questão 11
A coleta de favas é feita por famílias inteiras de trabalhadores rurais (não-proprietários). Enquanto o jovem apanhador de favas pode ganhar até R$7,50 por dia, os demais trabalhadores adultos ganham, em média, R$5,12 por dia, podendo...
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 38
A adoção de usinas nucleares para gerar energia voltou ao debate no Brasil em função da anunciada crise energética. Entre as implicações mais graves que este modelo de geração de energia cria, estáa) o aumento do poder militar do Brasil,...
ENEM Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 11
TEIXEIRA, W. et. al. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo: ...