FATEC 2013 – Questão 22

Ciências da Natureza / Química / Estequiometria / Tipos de Cálculos Estequiométricos
Uma empresa alimentícia usou uma solução de hidróxido de sódio (soda cáustica) a 2,5% (m/v) para a limpeza de seus equipamentos.
Essa solução apresenta pH elevado, aproximadamente 13, a 25°C, e que pode representar risco de queimadura ou sensação de forte ardência na boca, caso venha a ser ingerida.
A solução de NaOH, descrita no texto, apresenta concentração em mol/L, aproximadamente, de
a) 0,6.
b) 1,0.
c) 2,5.
d) 13.
e) 25.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 57
A minimização do tempo e custo de uma reação química, bem como o aumento na sua taxa de conversão, caracterizam a eficiência de um processo químico. Como consequência, produtos podem chegar ao consumidor mais baratos. Um dos parâmetros que...
UFABC 2008 – Questão 68
A massa molar do antimônio é 122g/mol. Sendo assim, a concentração, expressa em mol/L, do elemento antimônio presente numa ampola do medicamento é, aproximadamente, a) 0,1. b) 0,3. c) 0,4. d) 0,5. e) 0,7.
FUVEST 2016 – Questão 16
Um aldeído pode ser transformado em um aminoácido pela sequência de reações: O aminoácido N-metil-fenilalanina pode ser obtido pela mesma sequência reacional, empregando-se, em lugar do cloreto de amônio (NH4Cl), o reagente CH3NH3Cl. Nessa transformação, o aldeído que deve ser empregado é: a) b) c) d) e)
Base dudow 2000 – Questão 52
O rubídio (família = 1 e período = 5) é utilizado nas células fotoelétricas e o silício (família = 4 e período = 3), na fabricação de artefatos microeletrônicos. Comparando esses elementos, é correto afirmar que: a) o silício possui maior raio atômico. b) o silício apresenta maior afinidade eletrônica. c) o rubídio apresenta maior energia de ionização. d) o silício é menos eletronegativo. e) o rubídio apresenta menor tendência a perder elétrons.
Base dudow 2000 – Questão 36
Nos “motores a hidrogênio” ocorrerá o processo: H2 (g) + ½ O2 (g) → H2O (g) Admitindo todos os gases nas mesmas condições de temperatura e pressão, o volume de oxigênio para reagir completamente com 40 L de gás hidrogênio será: a) 60 L b) 35 L c) 5 L d) 40 L e) 20 L