FATEC 2010 – Questão 52

Linguagens / Português / Período Composto - Oração Reduzida / Oração Reduzida Adjetiva
O presidente Barack Obama e Hillary Clinton, a secretária de Estado dos Estados Unidos, tiveram de enfrentar uma desagradável surpresa em suas viagens ao México. O jornal mexicano El Universal, um dos mais importantes do país, revelou algo até então mantido sob sombras: há um item no orçamento do Pentágono de 2009 consignando verba para ajudar a evitar que o México se torne “território ingovernável”. São 13 milhões de dólares destinados a fortalecer as forças armadas mexicanas. Outro dado importante foi a omissão de ambos diante do argumento do México de que a violência que coloca em risco as instituições nacionais, com a inserção do narcotráfico no poder político, resulta da demanda por drogas por parte do mercado consumidor norte-americano. (...) Há o lado policial, ou de guerra, com os Estados Unidos construindo muros e fortalecendo a repressão em suas linhas de junção com o território mexicano. E há o lado político e econômico: o da imigração. Um homem mexicano de 35 anos, com nove de instrução, pode ganhar 132% a mais trabalhando nos Estados Unidos. (...) Mas o México terá de conformar-se com a redução da sua estatura de aliado preferencial dos Estados Unidos nas Américas. “Bye, bye, México, o Brasil emerge como líder da América Latina”. Essa frase foi escrita por Andrés Oppenheimer, colunista do Miami Herald, íntimo da comunidade hispânica e do setor do Departamento de Estado que cuida de questões latino-americanas. 
(CARLOS, Newton. Narcotráfico corrói a estabilidade do estado
mexicano. In: Mundo – geografia e política internacional. edição
100, ano 17, n. 4, agosto/2009, p. 11. Adaptado)
Considere o seguinte trecho para resolver a questão:
"Há o lado policial, ou de guerra, com os Estados Unidos construindo muros e fortalecendo a repressão em suas linhas de junção com o território mexicano. E há o lado político e econômico: o da imigração. Um homem mexicano de 35 anos, com nove de instrução, pode ganhar 132% a mais trabalhando nos Estados Unidos."
 
As orações em cujo interior estão os verbos "construindo" e "fortalecendo", destacados no trecho do texto, equivalem a orações subordinadas adjetivas (reduzidas de gerúndio).
Assinale a alternativa em que essas orações encontram-se desenvolvidas adequadamente.
a) ... Estados Unidos ainda que construam muros e que fortaleçam a repressão...
b) ... Estados Unidos, onde se constroem muros e se fortalecem a repressão...
c) ... Estados Unidos, que constroem muros e que fortalecem a repressão...
d) ... Estados Unidos logo que constroem muros e fortalecem a repressão...
e) ... Estados Unidos no qual constroem muros que fortalecem a repressão...
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 29
Assinale a alternativa em que as formas do plural de todos os substantivos se apresentam de maneira correta: a) Alto-falantes, coraçãozinhos, afazeres, viveres. b) Espadas, frutas-pão, pé de moleques, peixes-bois. c) Vaivens, animaizinhos, beija-flores, águas-de-colônia. d) Animalzinhos, vaivens, salários-família, pastelzinhos. e) Guardas-chuvas, guarda-costas, guardas-civis, couves-flores.
FATEC 2006 – Questão 37
O metabolismo celular depende de uma série de reações químicas controladas por enzimas, isto é, proteínas que atuam como catalisadores e que podem sofrer mutações genéticas sendo modificadas ou eliminadas. ...
Base dudow 2000 – Questão 28
Assinale o período cuja redação está inteiramente correta quanto à norma culta. a) Esse esquema que regula os meios de comunicação de massa é peculiar ao receptor. b) A propaganda que tanto falamos é menos poderosa do que se pensa. c) O Corinthians, que o texto se refere, leva seus torcedores a acenderem velas. d) O povo, de cujo se espera tanto, traduz a seu modo algumas imagens da televisão. e) Algumas entidades de macumba que o povo pede socorro estão no imaginário popular.
Base dudow 2000 – Questão 50
Na oração “Há em nosso povo duas constantes...”, temos: a) sujeito simples (nosso povo) b) sujeito simples (duas constantes) c) sujeito indeterminado d) sujeito oculto (ele) e) oração sem sujeito
UNIFESP port e inglês 2016 – Questão 3
O trecho “era um homem modesto, disse ao xá” (2º parágrafo) foi construído em discurso indireto. Ao se adaptar tal trecho para o discurso direto, o verbo “era” assume a seguinte forma: a) serei. b) fui. c) seria. d) fosse. e) sou.