FATEC 2008 – Questão 45

Linguagens / Português / Período Composto – Subordinação / Oração Subordinada Substantiva
TEXTO I
Notícia da atual literatura brasileira – instinto de nacionalidade
Quem examina a atual literatura brasileira reconhece-lhe logo, como primeiro traço, certo instinto de nacionalidade. Poesia, romance, todas as formas literárias do pensamento buscam vestir-se com as cores do país, e não há negar que semelhante preocupação é sintoma de vitalidade e abono de futuro.
As tradições de Gonçalves Dias, Porto Alegre e Magalhães são assim continuadas pela geração já feita e pela que ainda agora madruga, como aqueles continuaram as de José Basílio da Gama e Santa Rita Durão. Escusado é dizer a vantagem deste universal acordo. Interrogando a vida brasileira e a natureza americana, prosadores e poetas acharão ali farto manancial de inspiração e irão dando fisionomia própria ao pensamento nacional.
Esta outra independência não tem Sete de Setembro nem campo de Ipiranga; não se fará num dia, mas pausadamente, para sair mais duradoura; não será obra de uma geração nem duas; muitos trabalharão para ela até perfazê-la de todo.
Machado de Assis, Crítica (adaptado)
Observe que a oração em destaque neste período exerce a função de objeto direto:
"Poesia, romance, todas as formas literárias do pensamento buscam vestir-se com as cores do país".
Encontra-se oração com essa mesma função sintática na alternativa:
a) Esta outra independência não se fará num dia, mas pausadamente, para sair mais duradoura.
b) Escusado é dizer a vantagem deste universal acordo.
c) Interrogando a vida brasileira e a natureza americana, prosadores e poetas acharão ali farto manancial de inspiração.
d) Não há negar que semelhante preocupação é sintoma de vitalidade e abono de futuro.
e) As tradições de Gonçalves Dias, Porto Alegre e Magalhães são assim continuadas pela geração já feita e pela que ainda agora madruga.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2006 – Questão 4
No trecho “mas minha mãe botou ele por promessa”, o pronome pessoal foi empregado em registro coloquial. É o que também se verifica em: a) “— E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?” b) “— E, se me permite, qual é mesmo a sua graça?” c) “— Eu gosto tanto de parafuso e prego, e o senhor?” d) “— Me desculpe mas até parece doença, doença de pele.” e) “— (...) pois como o senhor vê eu vinguei... pois é...”
UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 46
Leia este fragmento da obra Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. ...
Base dudow 2000 – Questão 55
Assinale a alternativa contendo palavras do texto que pertencem à mesma classe gramatical. a) Provisoriamente; abaixo; não. b) Amor; ódio; esse. c) Apenas; nosso; dos. d) Grande; amarelas; igrejas. e) Depois; medrosas; de.
Base dudow 2000 – Questão 54
Assinale a alternativa que estiver incorreta quanto a flexão dos verbos. a) Ele teria pena de mim se aqui viesse e visse o meu estado. b) Paulo não intervém em casos que requeiram profunda atenção. c) O que nós propomos a ti, sinceramente, convém-te. d) Se eles reouverem suas forças, obterão boas vitórias. e) Não se premiam os fracos que só obteram derrotas.
FGV Administração 2010 – Questão 24
O poeta consegue efeito expressivo, ao lançar mão da derivação imprópria (obtenção de uma nova palavra apenas com a mudança de sua classe gramatical) no verso a) dois. b) três. c) doze. d) nove. e) dez.