FATEC 2005 – Questão 3

Ciências Humanas / História
Em 1930, no Brasil, Getúlio Vargas assume o poder,liderando um movimento de forças heterogêneas: oligarquias dissidentes da chamada Aliança Liberal, integrantes do movimento tenentista, liberais e outras forças políticas, contrárias principalmente à predominância da oligarquia cafeeira paulista à frente do governo federal.
Diversos fatores, internos e externos, levaram a este movimento político, conhecido como Revolução de 30. Entre eles é correto citar:
a) o fim da política café-com-leite, a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque e o tenentismo.
b) o aumento das exportações de café, a morte de João Pessoa, a eleição de Washington Luís apoia-do pelo movimento tenentista.
c) o fim da política dos governadores, a crise industrial gerada pela I Guerra Mundial e a insistência de Getúlio Vargas em salvar a oligarquia cafeeira de seu Estado.
d) a morte de João Pessoa, a Revolta dos Tenentes,a pressão exercida sobre o governo pelas reivindicações dos movimentos operários de São Paulo e Rio de Janeiro, nas décadas de 1910 e 1920.
e) o tenentismo, que cresceu após a Guerra do Paraguai e exigiu do governo uma política social integrada às reivindicações das camadas média surbanas, e a agitação crescente do Partido Comunista após a Revolução Russa.

Veja outras questões semelhantes:

UFT 2020 – Questão 2
...
UNESP 2013 – Questão 51
Analise a tabela. ...
UFPR 2016 – Questão 25
Segundo a historiadora Regina da Luz Moreira,“o retorno dos contingentes da FEB precipitou (...) a queda de Vargas em 1945 ” ...
FATEC 2020 – Questão 45
Os cientistas que realizam pesquisas históricas com base nos anéis de crescimento das árvores organizam amostras de madeiras de plantas vivas e mortas para determinar as condições climáticas do passado em regiões específicas.Isso é possível...
Base dudow 2000 – Questão 35
O período histórico comumente designado como Transição do Feudalismo para o Capitalismo caracterizou-se por: ...