FATEC (2ºsem) 2011 – Questão 45

Ciências Humanas / História / Antiguidade Clássica / Grécia
Aristóteles (384 – 322 a.C.), filósofo grego, é considerado pioneiro na investigação sistemática da lógica. Em seus estudos, estabeleceu regras para relacionar proposições dadas (premissas) a uma conclusão. Um exemplo é o argumento válido, a seguir, atribuído a Aristóteles:
Todos os homens são mortais.
Sócrates é homem.
Logo, Sócrates é mortal.
 
A validade de um argumento depende exclusivamente da relação existente entre as premissas e a conclusão. Portanto, a validade de um argumento resulta apenas de sua estrutura lógica (forma) e não do conteúdo do enunciado.
Considerando verdadeiras as premissas:
Todo M é P.
Algum S é M.
 
Pode-se concluir que
a) Todo S é P.
b) Algum S é P.
c) Nenhum S é P.
d) Algum M é não P.
e) Todo não M é não P.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 7
Sobre essa reação, foram feitas as seguintes afirmações: I. O produto da reação é um composto iônico. II. O átomo de xenônio perde elétron transformando-se em um cátion. III. O número de prótons do núcleo do átomo de xenônio diminui de uma unidade. É correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) II e III, apenas.
ENEM Humanas (1-45) 2012 – Questão 12
LORD WILLINGDON ’S DILEMMA ...
UNESP 2010 – Questão 44
Um editorial do jornal Folha de S.Paulo gerou polêmica e protestos no início de 2009. No entender do editorialista (...) as chamadas “ditabrandas” – caso do Brasil entre 1964 e 1985 – partiam de uma ruptura institucional e depois...
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 1
Considere o texto a seguir: ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 75
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou 248 ações fiscais e resgatou um total de 1590 trabalhadores da situação análoga à de escravo, em 2014, em todo o país. A análise do enfrentamento do trabalho em condições análogas às de...