FATEC (2ºsem) 2011 – Questão 2

Ciências Humanas / História / A Europa Medieval / Feudalismo
Na Europa feudal, o trabalho estava fundado na servidão, relação que mantinha os trabalhadores subordinados à camada senhorial por uma série de obrigações. Sobre as relações servis nesse período, é correto afirmar que
a) o servo feudal era considerado apenas um “instrumento falante”, sem alma, sem individualidade ou direitos perante a lei, assim como ocorria na Antiguidade.
b) a condição servil era estabelecida através da cerimônia de vassalagem, quando o camponês jurava fidelidade pessoal a seu senhor, colocando-se a seu serviço.
c) o trabalho compulsório e gratuito, na Reserva, era uma das obrigações devidas pelo servo em troca do direito de explorar uma parcela das terras detidas pelo senhor.
d) a condição servil era apenas o resultado de uma relação de produção, não acarretando perda de status social ou limitação das liberdades individuais do camponês.
e) a servidão feudal baseava-se na reciprocidade de direitos e de obrigações: o servo devia serviço militar a seu suserano, mas tinha o direito de receber um feudo em retribuição.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 2
Considere o texto a seguir: ...
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 50
Os ecossistemas degradados por intensa atividade agrícola apresentam, geralmente, diminuição de sua diversidade e perda de sua estabilidade. Nesse contexto, o uso integrado de árvores aos sistemas agrícolas (sistemas agroflorestais) pode cumprir...
Base dudow 2000 – Questão 4
A luta pela abolição da escravidão no Brasil: ...
Base dudow 2000 – Questão 36
...
FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 12
Sabões e detergentes podem ser usados para finalidades semelhantes, mas seus processos de fabricação são diferentes. Foi feito um estudo que mostra a emissão de poluentes pelas indústrias de detergentes e sabões, e a tabela a seguir mostra...