FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 32

Ciências Humanas / Geografia / A Formação dos Mercados Regionais: Blocos Econômicos / Principais Blocos
Nos países do leste recém-incorporados à União Europeia, a indústria automobilística passou de 310 mil empregos em 2000 para 400 mil em 2006. As folhas de pagamento aumentaram 62% na Eslováquia, que já tem 58.400 pessoas no setor, e 41% na República Tcheca, que tem outras 111 mil. Na Polônia o emprego aumentou 25%, para 111 mil pessoas; na Hungria, 32%, para 44 mil; e na Eslovênia, 31%, para 9.200.
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/lavanguardia,
acesso em 27/03/2007
 
O quadro econômico expresso na notícia, complementa-se, corretamente, com os seguintes dados:
a) A entrada desses países do leste europeu na União Europeia, em condições iguais às dos membros mais antigos, lhes dá grandes vantagens competitivas, já que possuem custos de produção menores, atraindo investimentos industriais.
b) Esses novos membros da União Europeia aproveitam os altos índices de crescimento industrial nos países mais ricos da Europa nas últimas décadas, como Alemanha e França, apresentando-se como áreas de expansão da indústria automobilística no interior da Europa.
c) A presença do Estado, como agente econômico com grande participação na economia dos países do leste europeu, é um importante fator atrativo para indústrias multinacionais aí se instalarem, já que estas são dependentes do capital estatal.
d) O fato de pertencerem à União Europeia torna esses novos países-membros verdadeiras “portas de entrada” para mercados de maior poder aquisitivo, fazendo com que indústrias de países em desenvolvimento os procurem para lá se instalarem.
e) Pelo fato de tais países do leste europeu terem sido essencialmente agrícolas no período em que estavam sob o domínio da União Soviética, os atuais governos daqueles promovem políticas de atração de indústrias, acenando com subsídios e poucos encargos trabalhistas.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FATEC (2ºsem) 2011 – Questão 26
O ano de 2011 teve início com mudanças no cenário político do norte da África. Alguns governos ditatoriais caíram, como na Tunísia e no Egito. As manchetes dos jornais vêm destacando esses fatos, ora comentando sobre o mundo árabe ora sobre...
FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 45
Assinale a alternativa em que se encontra redação de acordo com a norma culta escrita. ...
FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 25
Não há como ir ao parque temático Hopi Hari sem perceber a réplica da Torre Eiffel. Um elevador de 69,5 m de altura que transporta, em seus 20 assentos, visitantes que se dispõem a encarar a aventura de uma queda livre. ...
UNESP 2009 – Questão 52
Entre as civilizações pré-colombianas dos maias e dos astecas, havia semelhanças culturais significativas. No momento em que foram conquistadas, ...
FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 27
Um cientista criou uma escala termométrica D que adota como pontos fixos o ponto de ebulição do álcool (78°C) e o ponto de ebulição do éter (34°C). O gráfico abaixo relaciona esta escala D com a escala Celsius. A temperatura de ebulição da água vale, em °D : a) 44. b) 86. c) 112. d) 120. e) 160.