FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 2

Ciências Humanas / História / A América Pré-Colombiana / Introdução
Se levarmos em conta que os colonizadores portugueses mantiveram um contato maior com as nações tupi, podemos dizer que as sociedades indígenas brasileiras viviam num regime de comunidade primitiva, no qual:

a) não existia propriedade privada, pois os únicos bens individuais eram os instrumentos de caça, pesca e trabalho, como o arco, a flecha e o machado de pedra.
b) cabia aos homens, além da caça e da pesca, toda a atividade agrícola do plantio a da colheita.
c) cada família tinha a sua propriedade, apesar de todos trabalharem para o sustento da comunidade.
d) a economia era planificada, e todo o excedente era trocado com as tribos vizinhas.
e) tanto a propriedade privada quanto a agricultura de subsistência e a divisão de trabalho obedeciam a critérios naturais, ou seja, de acordo com o sexo e a idade.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2010 – Questão 11
“A instituição das corveias variava de acordo com os domínios senhoriais, e, no interior de cada um, de acordo com o estatuto jurídico dos camponeses, ou de seus mansos [parcelas de terra].” Marc Bloch. Os caracteres originais da França rural, 1952. Esta frase sobre o feudalismo trata a) da vassalagem. b) do colonato. c) do comitatus. d) da servidão. e) da guilda.
UNESP (julho) 2009 – Questão 52
Leia as assertivas sobre a independência das 13 colônias inglesas na América do Norte. ...
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 44
“Para se ter uma noção do universo nanométrico, no qual a dimensão da física é representada pelo prefixo nano, 1 nm equivale aproximadamente ao comprimento de dez átomos enfileirados. Um nanotubo de carbono tem um diâmetro da ordem de 10...
UNESP 2010 – Questão 48
Nunca na história da humanidade houve tão grande concentração de poder nuns poucos lugares nem tamanha separação e diferença no interior da comunidade humana. Formou-se um mundo quase totalmente integrado – um sistema mundo – evidentemente...
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 9
Pacientes com anemia nutricional por carência de ferro, recebem suplemento de ferro gratuitamente nos postos de saúde. Na embalagem de um suplemento de ferro lê-se que em cada copo medida (20 mL) há 27,8 mg de sulfato ferroso heptahidratado. A concentração, em mol/L, de íons Fe+2(aq) nesse suplemento é, aproximadamente Dados: Massas molares (g/mol) : H = 1; O = 16; S = 32; Fe = 56 a) 2,0.10–1. b) 2,5.10–2. c) 5.10–3. d) 4.10–4. e) 3.10–5.