ETEC 2024 – Questão 41

Ciências da Natureza / Biologia
A castanheira-do-brasil ou castanheira-do-pará (Bertholletia excelsa), árvore nativa da Amazônia, chega a atingir cerca de 50 metros de altura, com diâmetro, na base, superior a 4 metros ou mais. Seus frutos secos, lenhosos e esféricos são chamados ouriços, os quais podem ter massa de até 1,5 kg, podem atingir entre 10 a 15 centímetros de diâmetro e contêm muitas sementes em seu interior.
Quando maduros, os frutos contendo as sementes despencam das árvores. Essas sementes, conhecidas como castanhas-do-brasil, estão envoltas, cada uma, em uma casca dura, parecida com madeira, que protege as amêndoas internas.
Essas amêndoas são ricas em ômega 3, fibras, proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Seu consumo regular, em pequenas quantidades, é saudável, porque auxilia, por exemplo, no fortalecimento do sistema imunológico e na minimização dos problemas de depressão, fadiga e estresse.
Na natureza, o principal dispersor dessas sementes é a cutia, já que é um dos poucos animais que consegue roer o ouriço e a casca da castanha, para comer a amêndoa da castanheira.
Como são muitas castanhas num mesmo ouriço, a cutia enterra algumas para comer depois, e, geralmente, não volta para pegá-las. Assim, a floresta terá sementes plantadas em seu solo, as quais serão, futuramente, novas castanheiras.
Fonte dos dados: <https://tinyurl.com/5hapxbxa> Acesso em: 11.08.2023.
Com base no texto, é correto afirmar que as castanheiras possuem
a) frutos esféricos, muito duros e secos, que se abrem espontaneamente no alto das árvores, liberando as amêndoas do interior das sementes.
b) estruturas reprodutivas, denominadas ouriços, com cascas suculentas e ricas em substâncias nutritivas necessárias à germinação das sementes.
c) amêndoas ricas em proteínas, em carboidratos e em outras substâncias que ajudam a manter uma dieta saudável e a fortalecer a imunidade do organismo.
d) sementes com substâncias tóxicas responsáveis por causar inúmeros problemas à saúde humana, como depressão, fadiga e estresse.
e) sementes conhecidas como ouriços, que caem das árvores e servem de alimento para as cutias, as quais comem sua casca nutritiva.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2011 – Questão 34
Algumas células da pele de uma mesma rã foram retiradas em sua fase girino e, depois, em sua fase adulta. Observe a tabela abaixo, na qual são mostradas as combinações possíveis das macromoléculas DNA e RNA mensageiro. Os resultados referentes à comparação das macromoléculas das células da rã nas fases girino e adulta estão indicados pelos seguintes números: a) 1 e 3 b) 1 e 4 c) 2 e 3 d) 2 e 4
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 39
Observe o cartaz a seguir que traz algumas informações profiláticas. CUMPRA SEU DEVER. A ________ PODE MATAR! O título do cartaz pode ser preenchido com o nome de doenças como: a) filariose e amarelão. b) dengue e esquistossomose. c) doença-do-sono e doença-de-chagas. d) AIDS e ascaridíase. e) malária e febre amarela.
UFSCar - Bio, Fís e Geo 2007 – Questão 10
Em várias regiões do mundo, a dieta das populações humanas é predominantemente vegetariana. O aumento da quantidade e qualidade das proteínas vegetais é um dos objetivos das pesquisas agrícolas e muitas se dedicam, por exemplo, ao estudo de...
FATEC 2018 – Questão 8
A análise dos padrões genéticos e ecológicos de diversas espécies foi fundamental para a emergência de um novo campo de pesquisa no final do século XX: a Sociobiologia, segundo a qual a predominância do trabalho coletivo sobre o individual é...
PUC -SP 2017 – Questão 2
A figura a seguir ilustra o ciclo celular. Na célula somática de um organismo diploide em que 2n = 20, espera-se encontrar a) 40 moléculas de DNA em G2. b) 10 moléculas de DNA em C e G1. c) 20 moléculas de DNA na metáfase. d) mais moléculas de DNA em G1que em S.