ENEM 2001 – Questão 59

Ciências Humanas / Geografia / O Crescimento da População Mundial / A Polêmica do Superpovoamento
De acordo com reportagem sobre resultados recentes de estudos populacionais,
“... a população mundial deverá ser de 9,3 bilhões de pessoas em 2050. Ou seja, será 50% maior que os 6,1 bilhões de meados do ano 2000.(...) Essas são as principais conclusões do relatório Perspectivas da População Mundial – Revisão 2000, preparado pela Organização das Nações Unidas (ONU). (...) Apenas seis países respondem por quase metade desse aumento: Índia (21%), China (12%), Paquistão (5%), Nigéria (4%), Bangladesh (4%) e Indonésia (3%). Esses elevados índices de expansão contrastam com os dos países mais desenvolvidos. Em 2000, por exemplo, a população da União Européia teve um aumento de 343 mil pessoas, enquanto a Índia alcançou esse mesmo crescimento na primeira semana de 2001. (...) Os Estados Unidos serão uma exceção no grupo dos países desenvolvidos. O país se tornará o único desenvolvido entre os 20 mais populosos do mundo.”
O Estado de S. Paulo, 03 de março de 2001.
 
Considerando as causas determinantes de crescimento populacional, pode-se afirmar que,
a) na Europa, altas taxas de crescimento vegetativo explicam o seu crescimento populacional em 2000.
b) nos países citados, baixas taxas de mortalidade infantil e aumento da expectativa de vida são as responsáveis pela tendência de crescimento populacional.
c) nos Estados Unidos, a atração migratória representa um importante fator que poderá colocá-lo entre os países mais populosos do mundo.
d) nos países citados, altos índices de desenvolvimento humano explicam suas altas taxas de natalidade.
e) nos países asiáticos e africanos, as condições de vida favorecem a reprodução humana.
Esta questão recebeu 143 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 175
Uma fábrica de parafusos possui duas máquinas, I e II, para a produção de certo tipo de parafuso. ...
ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 21
Disponível em: http://portal.iphan.gov.br. ...
ENEM 2003 – Questão 42
Nos últimos anos, o gás natural (GNV: gás natural veicular) vem sendo utilizado pela frota de veículos nacional, por ser viável economicamente e menos agressivo do ponto de vista ambiental. ...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2014 – Questão 88
A escolha de uma determinada substância para ser utilizada como combustível passa pela análise da poluição que ela causa ao ambiente e pela quantidade de energia liberada em sua combustão completa. O quadro apresenta a entalpia de combustão de...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 169
Uma indústria de perfumes embala seus produtos, atualmente, em frascos esféricas de raio R, com volume dado por . Observou-se que haverá redução de custos se forem utiliza dos frascos cilíndricos com raio da base , cujo volume será dado por, sendo h a altura da nova embalagem. Para que seja mantida a mesma capacidade do frasco esférico, a altura do frasco cilíndrico (em termos de R) deverá ser igual a a) 2R. b) 4R. c) 6R. d) 9R. e) 12R.