ENEM PPL - Natureza e Matemática 2022 – Questão 129

Ciências da Natureza / Biologia
Os fabricantes de bebidas só podem chamar de suco de frutas os produtos que tiverem cerca de 50% de polpa, a parte comestível da fruta. Já o néctar de frutas, que tem adição de açúcar, possui entre 20% e 30% de polpa de frutas. O número de calorias dessas bebidas é equivalente, o que muda são a quantidade e a qualidade do açúcar.
Revista Super. Disponível em: http://super.abril.com.br.
Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).


A qualidade e a quantidade de açúcares presentes nessas bebidas, de uma mesma fruta, diferem, pois
a) há maior quantidade de frutose no suco e maior quantidade de sacarose no néctar.
b) há maior quantidade de frutose no néctar e maior quantidade de sacarose no suco.
c) há maior quantidade de sacarose no suco e quantidades iguais de frutose nos dois produtos.
d) há maior quantidade de frutose no suco e quantidades iguais de sacarose nos dois produtos.
e) há maior quantidade de frutose no néctar e quantidades iguais de sacarose nos dois produtos.
Esta questão recebeu 24 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2012 – Questão 28
O hidrocarboneto n-octano é um exemplo de substância presente na gasolina. A reação de combustão completa do n-octano pode ser representada pela seguinte equação não balanceada: ...
FATEC 2016 – Questão 20
A equação química que representa a reação que ocorre entre o óxido ácido e a base, mencionados no texto é a) CO + LiOH → LiC + H2O. b) CO + H2CO3 → C2CO3 + H2O. c) H2CO3 + 2 LiOH → Li2CO3 + H2O. d) CO2 + 2 LiOH → Li2CO3 + H2O. e) CO2 + LiOH → LiCO3 + H2O.
Base dudow 2000 – Questão 47
Observe o esquema representado abaixo, de parte do sistema respiratório humano, e assinale a alternativa INCORRETA. a) O ar chega aos pulmões pelo esôfago, indicado por I. b) O diafragma, indicado por V, auxilia nos movimentos respiratórios. c) Os pulmões e brônquios estão indicados por III e IV, respectivamente. d) Embora não esteja indicada, a laringe se localiza acima da traquéia. e) Os bronquíolos, indicados por II, conduzem ar aos alvéolos.
Base dudow 2000 – Questão 19
A figura abaixo representa a fórmula estrutural da substância éster benzílico do quinuclidinol, conhecida como BZ, utilizada como arma química. Esta substância é um sólido que pode ser disperso na forma de um aerossol, produzindo alucinações, vertigem, perda de orientação e amnésia. Duas das funções orgânicas existentes na estrutura dessa substância são a) éter e amida. b) álcool e amina. c) fenol e éter. d) fenol e amida. e) cetona e amina.
FGV 2019 – Questão 38
A preservação dos ecossistemas é fundamental para o equilíbrio ambiental. As paisagens naturais da Região Sudeste do Brasil apresentam atualmente, em vez de grandes áreas florestadas, pequenos fragmentos florestais dispersos, o que pode levar...