ENEM PPL Natureza e Matemática 2020 – Questão 106

Ciências da Natureza / Biologia
    As leis brasileiras de regulamentação das atividades pesqueiras destacam a importância da preservação de vegetais hidróbios pertencentes ao fitoplâncton. Esses organismos raramente são citados quando o assunto é a preservação da biodiversidade, mas desempenham papel ecológico fundamental.
ICMBIO. Disponível em: www.icmbio.gov.br.
Acesso em: 19 out. 2015 (adaptado).

Esses organismos devem ser preservados porque
a) transferem O2 do ar para a água.
b) mantêm a temperatura da água estável.
c) competem com algas que são tóxicas para os peixes.
d) aceleram a decomposição de matéria orgânica na água.
e) estabelecem a base da cadeia alimentar de ambientes aquáticos.
Esta questão recebeu 110 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 55
Pesquisadores de uma empresa de biotecnologia de Princeton (Nova Jersey) copiaram dois genes que controlam a produção de hemoglobina humana, e essas cópias foram injetadas em embriões de porcos. Quinze por cento das hemoglobinas produzidas por esses porcos eram do tipo humano. Nessa situação, tais porcos são denominados: a) clones. b) duplicados. c) heteróticos. d) transgênicos. e) mutantes.
FAMERP 2015 – Questão 37
A figura mostra um diapasão, instrumento metálico que, ao ser golpeado, emite ondas sonoras com frequência correspondente a determinada nota musical. (www.ciencias.seed.pr.gov.br) Quando se aproxima um diapasão vibrando das cordas de um instrumento afinado, a corda correspondente à nota emitida pelo diapasão passa a vibrar com a mesma frequência. Esse fato é explicado pelo fenômeno de a) ressonância. b) difração. c) interferência. d) dispersão. e) reverberação.
ENEM Nat (1-45) e Hum (46-90) 2009 – Questão 3
Analise a figura. ...
ENEM 2007 – Questão 41
Devido ao aquecimento global e à consequente diminuição da cobertura de gelo no Ártico, aumenta a distância que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Apesar de exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao...
UFPR 2016 – Questão 72
Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais mostra que é possível reduzir muito os arrotos das 211 milhões de cabeças do rebanho brasileiro. Com melhor pasto e suplementação alimentar, o gado engordar ia mais e mais rápido e passaria...