ENEM PPL Linguagens e Matemática 2016 – Questão 109

Linguagens / Português
Parestesia não, formigamento
Trinta e três regras que mudam a redação de bulas no Brasil
 
Com o Projeto Bulas, de 2004, voltado para a tradução do jargão farmacêutico para a língua portuguesa - aquela falada em todo o Brasil - e a regulamentação do uso de medicamentos no pais, cinco anos depois, o Brasil começou a sair das trevas.
O grupo comandado por uma doutora em Linguística da UFRJ sugeriu à Anvisa mudar tudo. Elaborou, também, "A redação de bulas para o paciente: um guia com os princípios de redação clara, concisa e acessível para o leitor de bulas", disponível em versão adaptada no site da Anvisa. Diferentemente do que acontece com outros gêneros, na bula não há espaço para inovações de estilo. "O uso de fórmulas repetitivas é bem-vindo, dá força institucional ao texto", explica a doutora. "A bula não pode abrir possibilidades de interpretações ao seu leitor".
Se obedecidas, as 33 regras do guia são de serventia genérica - quem lida com qualquer tipo de escrita pode se beneficiar de seus ensinamentos. A regra 12, por exemplo, manda abolir a linguagem técnica, fonte de possível constrangimento para quem não a compreende, e recomenda: "No irrite o leitor." A regra 14 prega um tom cordial, educado e, sobretudo, conciso: "Não faça o leitor perder tempo".
Disponível em: revistapiaui.estadao.com.br.
Acesso em 24 jul 2012 (adaptado)

As bulas de remédio têm caráter instrucional e complementam as orientações médicas. No contexto de mudanças apresentado, a principal característica que marca sua nova linguagem é o(a)
a) possibilidade de inclusão de neologismo.
b) refinamento da linguagem farmacêutica.
c) adequação ao leitor não especializado.
d) detalhamento de informações.
e) informalidade do registro.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 22
De acordo com o texto, Remião. a) escrevia frases para serem colocadas em túmulos. b) costumava trazer ramos de flores para a esposa. c) não era bem visto pelos parentes de Margarida. d) faleceu num cemitério situado ao lado da sua casa. e) colecionava fotografias de sepulturas
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 111
Como escrever na internet ...
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 116
Não é raro ouvirmos falar que o Brasil é o país das danças ou um país dançante. Essa nossa “fama” é bem pertinente, se levarmos em consideração a diversidade de manifestações rítmicas e expressivas existentes de Norte a Sul. Sem...
Base dudow 2000 – Questão 29
Dos recursos linguísticos presentes nos quadrinhos, o que contribui de modo mais decisivo para o efeito de humor é a. a) pergunta que está subentendida no primeiro quadrinho. b) primeira fala do primeiro quadrinho. c) falta de sentido do diálogo entre candidato e cabo eleitoral. d) utilização de "Fulano", "Beltrano" e "Sicrano" como nomes próprios. e) ambiguidade que ocorre no uso da expressão "pelas costas".
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 111
Em entrevista à revista Info Exame, o pesquisador Don Tapscott, autor que estuda o fenômeno da Geração Net, quando perguntado acerca do aumento do desnível entre quem tem acesso à tecnologia e quem não tem, respondeu que “O divisor digital...