ENEM PPL Linguagens e Matemática 2016 – Questão 109

Linguagens / Português / Língua e Funções
Parestesia não, formigamento
Trinta e três regras que mudam a redação de bulas no Brasil
 
Com o Projeto Bulas, de 2004, voltado para a tradução do jargão farmacêutico para a língua portuguesa - aquela falada em todo o Brasil - e a regulamentação do uso de medicamentos no pais, cinco anos depois, o Brasil começou a sair das trevas.
O grupo comandado por uma doutora em Linguística da UFRJ sugeriu à Anvisa mudar tudo. Elaborou, também, "A redação de bulas para o paciente: um guia com os princípios de redação clara, concisa e acessível para o leitor de bulas", disponível em versão adaptada no site da Anvisa. Diferentemente do que acontece com outros gêneros, na bula não há espaço para inovações de estilo. "O uso de fórmulas repetitivas é bem-vindo, dá força institucional ao texto", explica a doutora. "A bula não pode abrir possibilidades de interpretações ao seu leitor".
Se obedecidas, as 33 regras do guia são de serventia genérica - quem lida com qualquer tipo de escrita pode se beneficiar de seus ensinamentos. A regra 12, por exemplo, manda abolir a linguagem técnica, fonte de possível constrangimento para quem não a compreende, e recomenda: "No irrite o leitor." A regra 14 prega um tom cordial, educado e, sobretudo, conciso: "Não faça o leitor perder tempo".
Disponível em: revistapiaui.estadao.com.br.
Acesso em 24 jul 2012 (adaptado)


As bulas de remédio têm caráter instrucional e complementam as orientações médicas. No contexto de mudanças apresentado, a principal característica que marca sua nova linguagem é o(a)
a) possibilidade de inclusão de neologismo.
b) refinamento da linguagem farmacêutica.
c) adequação ao leitor não especializado.
d) detalhamento de informações.
e) informalidade do registro.
Esta questão recebeu 6 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2016 – Questão 5
A leitura do trecho do Código permite concluir que os direitos básicos do consumidor no Brasil se aplicam a) a produtos ou serviços de qualquer tipo e origem. b) apenas a produtos perecíveis, nacionais ou importados. c) apenas a aparelhos e utensílios produzidos no país. d) somente a produtos importados de países desenvolvidos. e) exclusivamente a serviços prestados por empresas nacionais.
ENEM 3ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 159
Na reforma e estilização de um instrumento de percussão, em formato cilíndrico (bumbo), será colada uma faixa decorativa retangular, como a indicada na Figura 1, suficiente para cobrir integralmente, e sem sobra, toda a superfície lateral do instrumento. Como ficará o instrumento após a colagem? a) b) c) d) e)
UNESP (julho) 2011 – Questão 1
Segundo o que é afirmado no primeiro parágrafo do texto, a criação da escrita a) diminuiu a capacidade de comunicação da linguagem oral. b) permitiu que a linguagem falada fosse sendo aos poucos abandonada. c) ampliou bastante a capacidade de comunicação do homem. d) constituiu um fenômeno puramente acidental de associação de signos. e) foi criada por Deus para a humanidade, para ser constitutiva do humano.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 169
Um pesquisador analisava duas culturas diferentes com o objetivo de verificar como ocorria a evolução, ao longo do tempo, do crescimento do número de bactérias presentes em cada uma das culturas, sob certas condições. ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 161
Existem hoje, no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas que sofrem de epilepsia. Há diversos meios de tratamento para a doença, como indicado no gráfico: ...