ENEM PPL Linguagens e Matemática 2014 – Questão 117

Linguagens / Português
Entrevista — Tony Bellotto
 
A língua é rock
Guitarrista do Titãs e escritor completa dez anos à frente de programa televisivo em que discute a língua portuguesa por meio da música
 
O que o atraiu na proposta de Afinando a Língua?
No começo, em 1999, a ideia era fazer um programa que falasse de língua portuguesa usando a música como atrativo, principalmente, para os jovens. Com o passar do tempo, ele foi se transformando num programa sobre a linguagem usada em letras de música, no jornalismo, na literatura de ficção e na poesia. Como não sou um cara de TV, trago a experiência de escritor e músico, e sempre participo de forma mais ativa do que como um mero apresentador. Estou nas reuniões de pauta e faço sugestões nos roteiros. Mas o conteúdo é feito pelo pessoal do Futura.
Quais as vantagens e desvantagens do ensino da língua por meio das letras de música?
Não sou pedagogo ou educador, então só vejo vantagens, porque as letras de música usam uma linguagem que é a do dia a dia, principalmente, dos jovens. A música é algo que lhes dá prazer e, didaticamente, pode fazer as vezes de algo que o aluno tem a noção de ser entediante — estudo da língua, sentar e abrir um livro. Ao ouvir uma música, os exemplos surgem. É a grande vantagem e sempre foi a ideia do programa.
Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br.
Acesso em: 8 ago. 2012 (fragmento).
 
Os gêneros textuais são definidos por meio de sua estrutura, função e contexto de uso.Tomando por base a estrutura dessa entrevista, observa-se que
a) a organização em turnos de fala reproduz o diálogo que ocorre entre os interlocutores.
b) o tema e o suporte onde foi publicada justificam a ausência de traços da linguagem informal.
c) a ausência de referências sobre o entrevistado é uma estratégia para induzir à leitura do texto na íntegra.
d) o uso do destaque gráfico é um recurso de edição para ressaltar a importância do tema para o entrevistador.
e) o entrevistado é um especialista em abordagens educacionais alternativas para o ensino da língua portuguesa.

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