ENEM PPL Linguagens e Matemática 2013 – Questão 132

Linguagens / Português / Língua e Funções / Gêneros textuais
Pesquisa da Faculdade de Educação da USP mostrou que quase metade dos alunos que ingressam nos cursos de licenciatura em Física e Matemática da universidade não estão dispostos a tornar-se professores. O detalhe inquietante é que licenciaturas foram criadas exatamente para formar docentes.
A dificuldade é que, se os estudantes não querem virar professores, fica difícil conseguir bons profissionais. Resolver essa encrenca é o desafio. Salários são por certo uma parte importante do problema, mas outros elementos, como estabilidade na carreira e prestígio social, também influem.
SCHWARTSMAN, H. Folha de S. Paulo, 13 out. 2012
 
Identificar o gênero do texto é um passo importante na caminhada interpretativa do leitor. Para isso, é preciso observar elementos ligados à sua produção e recepção. Reconhece-se que esse texto pertence ao gênero artigo de opinião devido ao(à):
a) suporte do texto: um jornal de grande circulação.
b) lugar atribuído ao leitor: interessados no magistério.
c) tema tratado: o problema da escassez de professores.
d) função do gênero: refletir sobre a falta de professores.
e) linguagem empregada pelo autor: formal e denotativa.
Esta questão recebeu 147 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 1
O Ministério da Fazenda descobriu uma nova esperteza no Instituto de Resseguros do Brasil. O Instituto alardeou um lucro no primeiro semestre de 3,1 bilhões de cruzeiros, que esconde na verdade um prejuízo de 2bi. Brasil, Cuba e Costa Rica são os...
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 4
O texto faz uma crítica ao ...
Base dudow 2000 – Questão 61
Sobre o Realismo, assinale a alternativa INCORRETA. a) O Realismo surgiu na Europa, como reação ao Naturalismo. b) O Realismo e o Naturalismo têm as mesmas bases, embora sejam movimentos diferentes. c) O Realismo surgiu como conseqüência do cientificismo do século XIX. d) Gustave Flaubert foi um dos precursores do Realismo. Escreveu Madame Bovary. e) Emile Zola escreveu romances de tese e influenciou escritores brasileiros.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 161
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na relação entre as populações masculina e feminina no Brasil, observou-se, em 2000, o total de 97 homens para 100 mulheres. Para 2050, espera-se que a razão entre a...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 94
Disponível em: www.arcamax.com. Acesso em: 26 fev. 2012 Tirinhas são construídas a partir de contextos sociais e podem promover reflexões diversas. Essa tirinha provoca no leitor uma reflexão acerca da a) divisão de espaço com os pais. b) perda da atenção dos pais. c) submissão aos pais. d) ausência dos pais. e) semelhança com os pais.