ENEM PPL Linguagens e Matemática 2011 – Questão 99

Linguagens / Português
Como a ideia de gênero está fundada nas diferenças biológicas entre os sexos, ela aponta para o caráter implicitamente relacional do feminino e do masculino. Assim, gênero é uma categoria relacional porque leva em conta o outro sexo, em presença ou ausência. Além disso, relaciona-se com outras categorias, pois não somos vistos(as) de acordo apenas com nosso sexo ou com o que a cultura fez dele, mas de uma maneira muito mais ampla: somos classificados(as) de acordo com nossa idade, raça, etnia, classe social, altura e peso corporal, habilidades motoras, entre muitas outras. 
SOUSA, E. S.; ALTMANN, H. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar.
Cadernos Cedes. Ano XIX, nº 48, ago.1999.

Diante do exposto, é possível perceber que as diferenças entre sexo masculino e feminino se encontram em todos os campos de atividades. Atualmente, no campo da prática de atividades físicas, percebe-se 
a) um aumento da participação, tanto do sexo feminino como do sexo masculino, na prática de exercícios e jogos que eram exclusivamente pertencentes a um determinado sexo, incluindo as pessoas com deficiência. 
b) uma manutenção na prática de exercícios direcionados ao uso de força física somente para os homens e outros que exigem delicadeza exclusivamente para as mulheres. 
c) um aumento da oferta por espaços que permitem praticar exercícios ao ar livre e/ou em academias direcionados a recreação e jogos, voltados para homens e mulheres, separando-os em razão de suas diferenças. 
d) uma manutenção das diferenças entre os sexos feminino e masculino, porém com um aumento significativo de mulheres que deixaram de praticar exercícios por não encontrar uma atividade adequada ao seu corpo.
e) um aumento da procura por parte do sexo masculino de exercícios que propiciam relaxamento, educação postural e alongamento, com o objetivo de melhorar o desempenho na prática da musculação.
Esta questão recebeu 59 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FAMEMA 2020 – Questão 1
Depreende-se com a leitura da charge que as redes sociais a) melhoram a saúde do homem, quando usadas intensamente. b) podem ocasionar prejuízos à saúde do ser humano. c) promovem situações salutares de convivência humana. d) permitem o aguçamento da percepção das pessoas. e) influenciam pouco a saúde, assim como as atividades físicas.
ENEM 1ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 113
O bit na galáxia de Gutenberg ...
UFSCar - Por e Ing 2006 – Questão 4
Assinale a alternativa em que a substituição das palavras grifadas mantém o mesmo sentido original do trecho: Exemplo mais recente ocorreu em São Paulo, mas podia ser em qualquer outra cidade do país, porque a CGM é onipresente. ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 132
Pintura Rupestre. ...
Base dudow 2000 – Questão 56
Assinale a alternativa em que aparece uma oração subordinada adjetiva explicativa: a) Há, em nossas vidas, momentos que parecem eternos. b) Ela se formou no mês em que ele aniversariou. c) Ganhou um cavalo que se chamava Sun Set. d) Moro na casa em que meus avós moravam. e) A perseverança, que é a marca dos fortes, leva a sucessos na vida.