ENEM PPL Linguagens e Matemática 2011 – Questão 133

Linguagens / Português
Árvore da Língua
Ao longo dos três andares, uma instalação de 16 metros de altura mostra palavras com mais de 6 mil anos, projetadas em folhas da Árvore da Língua. Ela faz os significados dançarem para falar da evolução do indo-europeu ao latim e, dele, ao português. Criada pelo designer Rafic Farah, a escultura é pontuada por um mantra de Arnaldo Antunes, com os termos “língua” e “palavra” cantados em vários idiomas.
SCARDOVELI, E. Revista Língua Portuguesa.
Ano II, nº 6. São Paulo: Segmento, 2006.
 
O texto apresentado pertence ao domínio jornalístico. Sua finalidade e sua composição estrutural caracterizam-no como
a) quadro informativo, pois apresenta dados sobre um objeto.
b) notícia, já que leva informação atual a um público específico.
c) reportagem, porque enfoca um assunto de forma abrangente.
d) legenda, porque descreve elementos e retoma uma informação.
e) entrevista, pois apresenta uma opinião sobre o local inaugurado.
Esta questão recebeu 422 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2012 – Questão 57
Leia o trecho da entrevista com um médico epidemiologista. ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 106
ITURRUSGARAI, A. La Vie en Rose. ...
Base dudow 2000 – Questão 30
"Sete anos de pastor Jacó servia Labão, pai de Raquel, serrana bela." Assinale a alternativa em que aparece uma função sintática que se repete no texto. a) objeto direto b) complemento nominal c) sujeito d) aposto e) predicativo do sujeito
Base dudow 2000 – Questão 31
Observe as palavras infringência e incompetência e assinale a alternativa incorreta. a) Infringência quer dizer ato de infringir. b) Incompetência significa falta de competência. c) Infringência vem de infligir, que quer dizer transgredir. d) Somente a palavra incompetência possui prefixo in-. e) Há o acréscimo do sufixo-ência em ambas as palavras.
Base dudow 2000 – Questão 44
A infidelidade às promessas feitas tornou-o desacreditado perante os amigos. Assinale a alternativa em que o termo destacado exerce a mesma função sintática do termo destacado no período acima. a) Convém convidá-lo à participação nos projetos. b) Os professores entregaram, satisfeitos, os prêmios aos alunos. c) Todos se admiraram da coragem do menino. d) Ele sentiu necessidade de apoio do grupo. e) A felicidade dos colegas contagiava o ambiente escolar.