ENEM PPL Linguagens e Matemática 2010 – Questão 111

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Quincas Borba mal podia encobrir a satisfação do triunfo. Tinha uma asa de frango no prato, e trincava-a com filosófica serenidade. Eu fiz-lhe ainda algumas objeções, mas tão trouxas, que ele não gastou muito tempo em destruí-las.
 - Para entender bem o meu sistema, concluiu ele, importa não esquecer nunca o princípio universal, repartido e resumido em cada homem. Olha: a guerra, que parece uma calamidade, é uma operação conveniente, como se disséssemos o estalar dos dedos de Humanitas; a fome (e ele chupava filosoficamente a asa do frango), a fome é uma prova a que Humanitas submete a própria víscera. Mas eu não quero outro documento da sublimidade do meu sistema, senão este mesmo frango. Nutriu-se de milho., que foi plantado por um africano, suponhamos, importando de Angola. Nasceu esse africano, cresceu, foi vendido; um navio o trouxe, um navio construído de madeira cordada no mato por dez ou doze homens, levado por velas, que oito ou dez homens teceram, sem contar a cordoalha e outras partes do aparelho náutico. Assim, este frango, que eu almocei agora mesmo, é o resultado de uma multidão de esforços e lutas, executadas com o único fim de dar mate ao meu apetite. 
ASSIS, M. Memórias póstumas de Brás Cubas.
Rio de Janeiro: Civilização Brasiliense, 1975.

 
A filosofia de Quincas Borba — a Humanitas — contém princípios que, conforme a explanação do personagem, consideram a cooperação entre as pessoas uma forma de
a) lutar pelo bem da coletividade.
b) atender a interesses pessoais. 
c) erradicar a desigualdade social.
d) minimizar as diferenças individuais.
e) estabelecer vínculos sociais profundos.
Esta questão recebeu 323 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2012 – Questão 113
...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 116
O nascimento da crônica ...
ENEM 3ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 168
Na figura estão representadas, em um plano cartesiano, duas circunferências: C1 (de raio 3 e centro 01) e C2 (de raio 1 e centro O2), tangentes entre si, e uma reta t tangente às duas circunferências nos pontos P e Q. Nessas condições, a equação da reta t é a) b) c) d) e)
Base dudow 2000 – Questão 32
ALCOOLISMO E ADOLESCÊNCIA ...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 126
O hip hop tem sua filosofia própria, com valores construídos pela condição das experiências vividas nas periferias de muitas cidades. Colocando-se como um contraponto à miséria, às drogas, ao crime e à violência, o hip hop busca interpretar...