ENEM PPL Linguagens e Matemática 2009 – Questão 120

Linguagens / Português
Quaresma despiu-se, lavou-se, enfiou a roupa de casa, veio para a biblioteca, sentou-se a uma cadeira de balanço, descansando. Estava num aposento vasto, e todo ele era forrado de estantes de ferro. Havia perto de dez, com quatro prateleiras, fora as pequenas com os livros de maior tomo. Quem examinasse vagarosamente aquela grande coleção de livros havia de espantar-se ao perceber o espírito que presidia a sua reunião. Na ficção, havia unicamente autores nacionais ou tidos como tais: o Bento Teixeira, da Prosopopéia; o Gregório de Matos, o Basílio da Gama, o Santa Rita Durão, o José de Alencar (todo), o Macedo, o Gonçalves Dias (todo), além de muitos outros. 
BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. 
Rio de Janeiro: Mediafashion, 2008, p. 12 (com adaptações). 

No texto, o uso do artigo definido anteposto aos nomes próprios dos escritores brasileiros 
a) demonstra a familiaridade e o conhecimento que o personagem tem dos autores nacionais e de suas obras. 
b) consiste em um regionalismo que tem a função de caracterizar a fala pitoresca do personagem principal. 
c) é uma marca da linguagem culta cuja função é enfatizar o gosto do personagem pela literatura brasileira. 
d) constitui um recurso estilístico do narrador para mostrar que o personagem vem de uma classe social inferior. 
e) indica o tom depreciativo com o qual o narrador se refere aos autores nacionais, reforçado pela expressão “tidos como tais”.
Esta questão recebeu 104 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 122
A tentação é comer direto da fonte. A tentação é comer direto na lei. E o castigo é não querer mais parar de comer, e comer-se a si próprio que sou matéria igualmente ...
UERJ 2010 – Questão 14
A descrição do narrador revela que ele toma conhecimento da paisagem de modo gradativo. ...
PASUSP 2008 – Questão 12
Na frase A gente nem percebe, mas sua superfície anda, o termo mas expressa a idéia de a) explicação. b) conseqüência. c) oposição. d) condição. e) adição.
ENEM 1ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 103
O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo,...
FGV 2015 – Questão 17
Das características abaixo atribuídas às aspas, a única que NÃO expressa a opinião do autor é: a) têm efeito discriminativo. b) têm um quê de xenofobia. c) são necessárias, em alguns casos. d) chamam a atenção do leitor desnecessariamente. e) expõem o vernáculo a ataques exógenos.