ENEM PPL Linguagens e Humanas 2020 – Questão 6

Linguagens / Português / Variação Linguística
     De acordo com alguns estudos, uma inovação do português brasileiro é o R caipira, às vezes tão intenso que parece valer por dois ou três, como em porrrta ou carrrne.
    Associar o R caipira apenas ao interior paulista é uma imprecisão geográfica e histórica, embora o R tenha sido uma das marcas do estilo matuto do ator Mazzaropi em 32 filmes. Seguindo as rotas dos bandeirantes paulistas em busca de ouro, os linguistas encontraram o R
supostamente típico de São Paulo em cidades de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, formando um modo de falar similar ao português do século XVIII.
   Quem tiver paciência e ouvido apurado poderá encontrar também na região central do Brasil o S chiado, uma característica típica do falar carioca que veio com os portugueses em 1808 e era um sinal de prestígio por representar o falar da Corte.
   A história da língua portuguesa no Brasil está revelando as características preservadas do português, como a troca do L pelo R, resultando em pranta em vez de planta. Camões registrou essa troca em Os Lusíadas — lá está um frautas no lugar de flautas —, e o cantor e compositor paulista Adoniran Barbosa a deixou registrada em frases como “frechada do teu olhar”, do samba Tiro ao Álvaro.
FIORAVANTI, C. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 11 dez. 2017.


 
Com base na afirmação de que “associar o R caipira apenas ao interior paulista é uma imprecisão geográfica e histórica”, o texto propõe uma discussão sobre a(s)
a) relevância da fala de prestígio na época da Corte portuguesa.
b) inovação do português brasileiro sem equivalente em Portugal.
c) razões históricas do preconceito sobre a fala regional no Brasil.
d) importância do estudo, da preservação e do respeito à língua falada no Brasil.
e) variedade de uso da língua, característica da literatura e da música brasileiras.
Esta questão recebeu 226 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2017 – Questão 19
Carpe diem: Esse conhecido lema, extraído das Odes do poeta latino Horácio (65 a.C.-8 a.C.). sintetiza expressivamente o seguinte motivo: saber aproveitar tudo o que se apresente de positivo (mesmo que pouco) e transitório. ...
UNIFESP port e inglês 2005 – Questão 19
“No fundo, Ana sempre tivera necessidade de sentir a raiz firme das coisas.” A forma encontrada por ela para atingir esse objetivo foi a) assumir plenamente a organização de um lar. b) dar espaço real à sua íntima desordem. c) esquecer sua juventude anterior, sua doença de vida. d) plantar sementes, mesmo que árvores não crescessem. e) ficar sozinha à tarde para recuperar suas forças.
ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 28
A garganta é a gruta que guarda o som ...
ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 25
Cores do Brasil ...
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 48
Uma nova modalidade de conservação surgiu da associação entre movimentos sociais que lutam pelo direito de acesso à terra e aos recursos naturais por camponeses, pescadores, ribeirinhos, povos da floresta e de setores do ambientalismo do...