ENEM PPL Linguagens e Humanas 2019 – Questão 45

Linguagens / Português
Eu gostaria de comentar brevemente as afinidades existentes entre comunidade, comunicação e comunhão. Essas afinidades começam no próprio radical das palavras em questão. Assim, se nosso alvo são os atos de interação comunicativa, temos que incluir em nosso objeto de estudo a ecologia dos atos de interação comunicativa, que se dão no contexto da ecologia da interação comunicativa. No entanto, não basta a proximidade espacial para que a comunicação se dê, é necessário que os potenciais interlocutores entrem em comunhão. Por fim, sem trocadilhos, a comunicação ideal se dá no interior de uma comunidade, entre indivíduos que entram em comunhão.
COUTO, H. H. O Tao da linguagem.
Campinas: Pontes, 2012.

O trecho integra um livro sobre os aspectos ecológicos envolvidos na interação comunicativa. Para convencer o leitor das afinidades entre comunidade, comunicação e comunhão, o autor
a) nega a força das comunidades interioranas.
b) joga com a ambiguidade das palavras.
c) parte de uma informação gramatical.
d) recorre a argumentos emotivos.
e) apela para a religiosidade.
Esta questão recebeu 115 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 61
Há concordância nominal inadequada em: a) clima e terras desconhecidas; b) clima e terra desconhecidos; c) terras e clima desconhecidas; d) terras e clima desconhecido; e) terras e clima desconhecidos.
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 6
O impacto das tecnologias de informação na ...
ENEM 3ªAplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 108
O telefone tocou. ...
FUVEST 2015 – Questão 24
Constitui recurso estilístico do texto  I. a combinação da variedade culta da língua escrita, que nele é predominante, com expressões mais comuns na língua oral; II. a repetição de estruturas sintáticas, associada ao emprego de vocabulário corrente, com feição didá tica; III. o emprego dominante do jargão científico, associado à exploração intensiva da intertextualidade. Está correto apenas o que se indica em a) I. b) II. c) I e II. d) III. e) I e III.
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 56
A ciência ativa rompe com a separação antiga entre a ciência (episteme), o saber teórico, e a técnica (techne), o saber aplicado, integrando ciência e técnica. Do ponto de vista da ideia de ciência, a valorização da observação e do...