ENEM PPL Linguagens e Humanas 2019 – Questão 43

Linguagens / Português
Você vende uma casa, depois de ter morado nela durante anos; você a conhece necessariamente melhor do que qualquer comprador possível. Mas a justiça é, então, informar o eventual comprador acerca de qualquer defeito, aparente ou não, que possa existir nela, e mesmo, embora a lei não obrigue a tanto, acerca de algum problema com a vizinhança. E, sem dúvida, nem todos nós fazemos isso, nem sempre, nem completamente.
Mas quem não vê que seria justo fazê-lo e que somos injustos não o fazendo? A lei pode ordenar essa informação ou ignorar o problema, conforme os casos; mas a justiça sempre manda fazê-lo.
Dir-se-á que seria difícil, com tais exigências, ou pouco vantajoso, vender casas... Pode ser. Mas onde se viu a justiça ser fácil ou vantajosa? Só o é para quem a recebe ou dela se beneficia, e melhor para ele; mas só é uma virtude em quem a pratica ou a faz.
Devemos então renunciar nosso próprio interesse? Claro que não. Mas devemos submetê-lo à justiça, e não o contrário. Senão? Senão, contente-se com ser rico e não tente ainda por cima ser justo.
COMTE-SPONVILLE, A. Pequeno tratado das grandes virtudes. São Paulo: Martins Fontes, 1995.


No processo de convencimento do leitor, o autor desse texto defende a ideia de que
a) o interesse do outro deve se sobrepor ao interesse pessoal.
b) a atividade comercial lucrativa é incompatível com a justiça.
c) a criação de leis se pauta por princípios de justiça.
d) o impulso para a justiça é inerente ao homem.
e) a prática da justiça pressupõe o bem comum.
Esta questão recebeu 280 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 3ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 126
Maria Diamba ...
Base dudow 2000 – Questão 47
O item em que a locução adjetiva não corresponde ao adjetivo dado é: a) hibernal - de inverno; b) filatélico - de folhas; c) discente - de alunos; d) docente - de professor; e) onírico - de sonho.
UERJ 2005 – Questão 4
Escrever pode ser, ou é, a necessidade de tocar a realidade que é a única segurança de nosso estar no mundo – o existir. É difícil, se não impossível, precisar quando as coisas começam dentro de nós. (ref.8) Esse parágrafo relaciona-se com o parágrafo anterior, pela associação de: a) registro e dor. b) texto e verdade. c) escrita e passado. d) literatura e solidão.
Base dudow 2000 – Questão 65
Flores me são os teus lábios. Qual é o tipo de predicado desta oração? a) Nominal. b) Verbal. c) Verbo-nominal. d) Não há predicado. e) Há dois predicados.
Base dudow 2000 – Questão 3
Fabiano estava satisfeito. Sim senhor, arrumara-se. Chegara naquele estado, com a família morrendo de fome, comendo raízes. Caira no fim do patio, debaixo de um juazeiro, depois tomara conta da casa deserta. Ele, a mulher e os filhos tinham-se...