ENEM PPL Linguagens e Humanas 2018 – Questão 48

Ciências Humanas / História
O ponto de partida para o nascimento de uma cozinha brasileira foi o livro de receitas Cozinheiro Imperial, de 1840. Estimulava a nobreza e os ricos a acrescentarem ingredientes e pratos locais em suas festas. A princesa Isabel comemorou as bodas de prata com um banquete no qual foram servidos bolo de mandioca e canja à brasileira.
RIBEIRO, M. Fome imperial: Dom Pedro II não era um gourmet, mas ajudou a dar forma à gastronomia brasileira. Aventuras na História, mar. 2014 (adaptado).
 
O uso da culinária popular brasileira, no contexto apresentado, colaborou para
a) enfraquecer as elites agrárias.
b) romper os laços coloniais.
c) reforçar a religião católica.
d) construir a identidade nacional.
e) humanizar o regime escravocrata
Esta questão recebeu 323 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 52
"Revolução é sempre um tema fascinante. Comumente vem impregnado dos ideais de liberdade e igualdade que, através dos tempos, acalentam gerações e permanecem presentes no ideário das sociedades, tendo a possibilidade de se cristalizarem em...
ENEM 1ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 35
...
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2015 – Questão 31
ZIRALDO. 20 anos de prontidão. In: LEMOS, R. (Org.). ...
Base dudow 2000 – Questão 36
Marque a alternativa correta sobre o Estado Absolutista. a) poder político centralizado na pessoa do monarca; b) a Teoria do Direito Divino limitava o poder dos reis; c) a Revolução Francesa contribuiu decisivamente para o fortalecimento do Absolutismo; d) apresentava características republicanas e democráticas; e) o fundamento filosófico do Estado Absolutista era o Iluminismo.
ENEM 2ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 34
TEXTO I ...