Base dudow 058 2000 – Questão 20

Ciências Humanas / Geografia / A Urbanização Brasileira / Século XX
O Brasil vem passando por um rápido processo de urbanização: de 46 em 1940, as cidades passaram a abrigar 75% do total da população, em 1991.
 
A esse respeito, é correto afirmar que:
 
a) O referido processo de urbanização foi concentrado apenas na região Centro-Sul, onde está localizado o maior número de indústrias.
b) O intenso processo de urbanização na região Norte, nos últimos anos, gerou um sistema hierarquizado de centros urbanos.
c) Esse processo de  urbanização ocorre através da continuidade do predomínio do campo sobre a cidade.
d) A industrialização que vem se processando no Nordeste a partir da Sudene explica o rápido crescimento das cidades naquela região.
e) Os últimos censos do IBGE demonstraram um aumento nos índices de crescimento dos centros regionais e uma interiorização do crescimento urbano.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2005 – Questão 47
Dados de 2001. JP Morgan, EMBI e Latin América Monitor, Veja 27/03/2002 (adaptado) ...
Base dudow 2000 – Questão 30
A construção de um conjunto habitacional, em área outrora usada como depósito de lixo industrial, pode ocasionar ...
Base dudow 2000 – Questão 62
Sobre a classificação, caracterização e tipos de indústrias, é correto afirmar que: ...
FGV Economia 2010 – Questão 68
As ferrovias já tiveram grande importância no Brasil na primeira metade do século XX. Atualmente, as ferrovias a) foram eletrificadas em virtude dos investimentos realizados após a privatização b) começam a concorrer com as rodovias, em termos de preço de frete. c) foram descentralizadas, o que significou a perda da primazia paulista. d) têm gradativamente aumentado sua participação na matriz de transportes. e) são o principal tipo de transporte dos corredores de exportação.
Base dudow 2000 – Questão 31
O avanço tecnológico eleva consideravelmente o custo das máquinas e de instalação das fábricas, aumentando o capital exigido para a produção nos setores mais importantes. Por isso, a inovação tecnológica favorece a concentração do capital sob o controle das grandes indústrias, tendo as empresas como reguladora. A qual tipo de empresa o texto se refere. a) Estatais. b) Sociedade Anônima. c) Limitada. d) Pequena e média indústria. e) Transnacionais.