ENEM PPL Linguagens e Humanas 2018 – Questão 31

Linguagens / Literatura / Artes Diversas
TEXTO I
MUYBRIDGE, E. Cavalo em movimento. Fotografia.
Universidade do Texas, Austin, cerca de 1886.
Disponível em: www.utexasaustin.edu.
Acesso em: 31 ago. 2016 (adaptado).
 

TEXTO II
GÉRICAULT, T. Corrida de cavalos ou ODerby de 1821 em Epson.
Óleo sobre tela, 92 x 123 cm. Museu do Louvre, Paris.
Disponível em: www.louvre.fr. Acesso em: 31 ago. 2016.
 

TEXTO III
A arte pode estar, às vezes, muito mais preparada do que a ciência para captar o devir e a fluidez do mundo, pois o artista não quer manipular, mas sim “habitar” as coisas. O famoso artista francês Rodin, no seu livro L’Art (A Arte, 1911), comenta que a técnica de fotografia em série, mostrando todos os momentos do galope de um cavalo em diversos quadros, apesar de seu grande realismo, não é capaz de capturar o movimento. O corpo do animal é fotografado em diferentes posições, mas ele não parece estar galopando: “na imagem científica [fotográfica], o tempo é suspenso bruscamente”.
Para Rodin, um pintor é capaz, em única cena, de nos transmitir a experiência de ver um cavalo de corrida, e isso porque ele representa o animal em um movimento ambíguo, em que os membros traseiros e dianteiros parecem estar em instantes diferentes. Rodin diz que essa exposição talvez seja logicamente inconcebível, mas é paradoxalmente muito mais adequada à maneira como o movimento se dá: “o artista é verdadeiro e a fotografia mentirosa, pois na realidade o tempo não para”.
FEITOSA, C. Explicando a filosofia com arte.
Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

Observando-se as imagens (Textos I e II), o paradoxo apontado por Rodin (Texto III) procede e cria uma maneira original de perceber a relação entre a arte e a técnica, porque o(a)
a) fotografia é realista na captação da sensação do movimento.
b) pintura explora os sentimentos do artista e não tem um caráter científico.
c) fotógrafo faz um estudo sobre os movimentos e consegue captar a essência da sua representação.
d) pintor representa de forma equivocada as patas dos cavalos, confundindo nossa noção de realidade.
e) pintura inverte a lógica comumente aceita de que a fotografia faz um registro objetivo e fidedigno da realidade.
Esta questão recebeu 229 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2006 – Questão 5
Explorando a função emotiva da linguagem, o poeta expressa o contraste entre marcas de variação de usos da linguagem em: a) situações formais e informais. b) diferentes regiões do país. c) escolas literárias distintas. d) textos técnicos e poéticos. e) diferentes épocas.
ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 32
O sol começa a descer por trás da vegetação da Ilhada Restinga, na outra margem do rio Paraíba, colorindo o céu de amarelo, laranja e lilás. Então se ouvem as primeiras notas do Bolero, do compositor francês Maurice Ravel, executadas pelo...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2023 – Questão 29
Quaresma despiu-se, lavou-se, enfiou a roupa de casa, veio para a biblioteca, sentou-se a uma cadeira de balanço, descansando. Estava num aposento vasto, e todo ele era forrado de estantes de ferro. Havia perto de dez, com quatro prateleiras, fora...
ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 64
Disponível em: http://atlasescolar.ibge.gov.br. Acesso em: 2 out. 2015 (adaptado). Disponível em: http://imgms.almanaque.abril.com.br. Acesso em: 2 out. 2015. No planejamento das ações governamentais, a segunda forma de regionalização apresenta a vantagem de a) respeitar a divisão político-administrativa. b) reconhecer as desigualdades sociais. c) considerar as identidades culturais. d) valorizar a dinâmica econômica. e) incorporar os critérios naturais.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 112
Nascido em 1935, José Francisco Borges ou J. Borges, como prefere ser chamado, é um dos mais expressivos artistas populares do Brasil. Considerado por Ariano Suassuna o maior gravador popular do país, o artista foi um dos ilustradores do...