UNESP (julho) 2008 – Questão 58

Ciências Humanas / História / A Independência da América Espanhola / Reação ao Sistema Colonial
Os donos da terra e os grandes mercadores aumentaram suas fortunas, enquanto se ampliava a pobreza das massas populares oprimidas (...) A América Latina logo teve suas constituições burguesas, muito envernizadas pelo liberalismo (...) As burguesias dessas terras nasceram como simples instrumentos do capitalismo internacional.
(Eduardo Galeano, As veias abertas da América Latina.)
 
A partir do texto, é possível afirmar:
 
a) as indústrias da América Latina independente tornaram-se competitivas em relação às britânicas no mercado internacional.
b) a América Latina independente caracterizou-se pela igualdade, pelas leis autoritárias e pelo desenvolvimento nacional autônomo.
c) os Estados nacionais independentes criaram leis baseadas nos princípios democráticos e na autonomia econômica em relação ao capital externo.
d) na América Latina, a independência preservou a economia colonial dependente do mercado externo e aprofundou as desigualdades sociais.
e) as burguesias latino-americanas lutaram pela sua autonomia política e econômica em relação ao capital
internacional.
 

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 76
Polemizando contra a tradicional tese aristotélica, que via na sociedade o resultado de um instinto primordial, Hobbes sustenta que no gênero humano, diferentemente do animal, não existe sociabilidade instintiva. Entre os indivíduos não...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2009 – Questão 66
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) ...
ENEM 2ed. Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 27
Para os amigos pão, para os inimigos pau; aos amigos se faz justiça, aos inimigos aplica-se a lei. ...
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2014 – Questão 32
De volta do Paraguai ...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 65
A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classes. Não fez senão substituir velhas classes, velhas condições de opressão, velhas formas de luta por outras novas. Entretanto, a...