ENEM PPL - Linguagens e Humana 2022 – Questão 29

Linguagens / Português

 
Esse cartaz tem como função social conquistar clientes para um evento turístico, e, por isso, seria recomendável que fosse escrito na norma-padrão da língua portuguesa.
O comentário acrescentado por um interlocutor sugere que a grafia incorreta da palavra “excursão”
a) interfere na pronúncia do vocábulo.
b) reflete uma interferência da fala na escrita.
c) caracteriza uma violação proposital para chamar a atenção dos clientes.
d) diminui a confiabilidade nos serviços oferecidos pela prestadora.
e) compromete o entendimento do conteúdo da mensagem.
Esta questão recebeu 53 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2016 – Questão 4
No sermão, o autor recorre a uma construção que contém um aparente paradoxo em: a) “o mal é que se perdem a si e perdem a todos” (3.o parágrafo) b) “os piores perdem-se pelo que deixam de fazer, que estes são os piores” (3.o parágrafo) c) “Desçamos a exemplos mais públicos.” (2.o parágrafo) d) “Oh que arriscado ofício é o dos príncipes e o dos ministros!” (2.o parágrafo) e) “A omissão é um pecado que se faz não fazendo.” (2.o parágrafo)
Base dudow 2000 – Questão 56
Primeiro foi a devastação, depois a indignação e agora é a ação. Os nomes grifados são substantivos abstratos derivados de verbo. Assinale a alternativa em que o substantivo abstrato não deriva de verbo. a) A concessão de regalias. b) A escansão dos versos. c) A manutenção do automóvel. d) A solidão dos trabalhadores. e) A cessão de direitos.
UERJ 2005 – Questão 5
O personagem-narrador do romance Dom Casmurro encontra-se, no capítulo transcrito, angustiado pela dúvida: o possível adultério de sua esposa, Capitu, com seu melhor amigo, cujo velório ora se narra. ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 124
Choque a 36 000 km/h ...
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 28
O emprego de Mas, na última estrofe do poema, permite entender que a) todo o belo cenário só tem tais qualidades se a mulher amada fizer parte dele. b) a ausência da mulher amada pode levar o eu-lírico à morte. c) a morte é uma forma de o eu-lírico deixar de sofrer pela mulher amada. d) a mulher amada morreu e, por essa razão, o eu-lírico sofre. e) o eu-lírico sofre toda manhã pela ausência da mulher amada.