ENEM PPL - Linguagens e Humana 2022 – Questão 17

Linguagens / Português
Foi o caso que um homenzinho, recém-aparecido na cidade, veio à casa do Meu Amigo, por questão de vida e morte, pedir providências. Meu Amigo sendo de vasto saber e pensar, poeta, professor, ex-sargento de cavalaria e delegado de polícia. Por tudo, talvez, costumava afirmar: — “A vida de um ser humano, entre outros seres humanos, é impossível. O que vemos é apenas milagre; salvo melhor raciocínio.” Meu Amigo sendo fatalista.
Na data e hora, estava-se em seu fundo de quintal, exercitando ao alvo, com carabinas e revólveres, revezadamente. Meu Amigo, a bom seguro que, no mundo, ninguém, jamais, atirou quanto ele tão bem — no agudo da pontaria e rapidez em sacar arma; gastava nisso, por dia, caixas de balas. Estava justamente especulando: — “Só quem entendia de tudo eram os gregos. A vida tem poucas possibilidades”. Fatalista como uma louça, o Meu Amigo. Sucedeu nesse comenos que o vieram chamar, que o homenzinho o procurava.
ROSA, J. G. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1967.


Os procedimentos de construção conferem originalidade ao estilo do autor e produzem, no fragmento, efeito de sentido apoiado na
a) reflexão filosófica em torno da brevidade da vida.
b) tensão progressiva ante a chegada do estranho.
c) nota irônica do perfil intelectual do personagem.
d) curiosidade natural despertada pelo anonimato.
e) erudição sutil da alusão ao pensamento grego.
Esta questão recebeu 25 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 39
TEXTO I ...
FUVEST 2007 – Questão 74
Procura da Poesia ...
UFABC 2009 – Questão 35
Observe a frase – “Onde chega o bonde, chega o progresso.” – e assinale a alternativa em que o emprego da palavra destacada está de acordo com a norma padrão. a) Aonde pára o bonde, pára o progresso.b) Aonde se perde o bonde, perde-se o progresso.c) Aonde há bonde, há progresso.d) Aonde circula o bonde, circula o progresso.e) Aonde vai o bonde, vai o progresso.
Base dudow 2000 – Questão 61
O prefixo grego "dia" designa: a) através - meio b) reduplicação - inversão c) ideia de privação - negação d) posição inferior - movimento para dentro. e) in – ideia de negação
UNESP 2015 – Questão 18
Assinale a alternativa em que a forma de tratamento se enquadra na segunda pessoa do singular. a) “Pior é o vosso caso...” b) “mas não vos aflijais,” c) “A bênção de Deus te cubra, filha!” d) “Sabeis que mais?” e) “Mas ouvi o resto.”