ENEM PPL Humanas e Natureza 2011 – Questão 12

Ciências Humanas / Geografia
Após as três primeiras décadas, marcadas pelo esforço de garantir a posse da nova terra, a colonização começou a tomar forma. A política da metrópole portuguesa consistirá no incentivo à empresa comercial com base em uns poucos produtos exportáveis em grande escala, assentada na grande propriedade. Essa diretriz deveria atender aos interesses de acumulação de riqueza na metrópole lusa, em mãos dos grandes comerciantes, da Coroa e de seus afilhados
FAUSTO, B. História Concisa do Brasil.
São Paulo: EdUSP, 2002 (adaptado).

Para concretizar as aspirações expansionistas e mercantis estabelecidas pela Coroa Portuguesa para a América, a estratégia lusa se constituiu em
a) disseminar o modelo de colonização já utilizado com sucesso pela Grã-Bretanha nas suas treze colônias na América do Norte.
b) apostar na agricultura tropical em grandes propriedades e no domínio da Colônia pelo monopólio comercial e pelo povoamento. 
c) intensificar a pecuária como a principal cultura capaz de forçar a penetração do homem branco no interior do continente.
d) acelerar a desocupação da terra e transferi-la para mãos familiarizadas ao trabalho agrícola de culturas tropicais.
e) desestimular a escravização do indígena e incentivar sua integração na sociedade colonial por meio da atividade comercial.
Esta questão recebeu 144 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 59
Observe o mapa do continente africano e identifique as localidades especificadas de acordo com os números correspondentes; ...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2009 – Questão 6
Analise a seguinte história em quadrinhos. ...
Base dudow 2000 – Questão 35
A situação abordada na tira torna explícita a contradição entre a: FRANK E ENERST a) relações pessoais e o avanço tecnológico. b) inclusão digital e a modernização das empresas. c) revolução informática e a exclusão digital. d) inteligência empresarial e a ignorância dos cidadãos. e) economia neoliberal e a reduzida atuação do Estado.
Base dudow 2000 – Questão 11
É a região do globo que se mantém com o ritmo de crescimento demográfico mais acelerado. No entanto, além da pobreza e dos conflitos (religiosos, políticos e interétnicos), na última década a expansão da AIDS tem atuado como um perverso...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2014 – Questão 49
A classificação dos seres vivos permite a compreensão das relações evolutivas entre eles, O esquema representa a história evolutiva de um grupo. Os animais representados nesse esquema pertencem ao filo dos cordados, porque a) possuem ancestrais que já foram extintos. b) surgiram há mais de 500 milhões de anos. c) evoluíram a partir de um ancestral comum. d) deram origem aos grupos de mamíferos atuais. e) vivem no ambiente aquático em alguma fase da vida.