ENEM PPL Humanas e Natureza 2010 – Questão 81

Ciências da Natureza / Química / Introdução à Química Orgânica / Classificação do Átomo de Carbono na Cadeia Carbônica
A curcumina, substância encontrada no pó amarelo-alaranjado extraído da raiz cúrcuma ou açafrão-da-índia (Curcuma longa), aparentemente, pode ajudar a combater vários tipos de câncer, o mal de Parkinson e o de Alzheimer e até mesmo retardar o envelhecimento. Usada há quatro milênios por algumas culturas orientais, apenas nos últimos anos passou a ser investigada pela ciência ocidental.
 
ANTUNES, M. G. L. Neurotoxicidade induzida pelo quimioterápico cisplatina. Pesquisa FAPESP. SP, n.168, fev. 2010 (adaptado).
 
Na estrutura da curcumina, identificam-se grupos característicos da funções
a) éter e álcool.
b) éter e fenol.
c) éster e fenol.
d) aldeído e enol.
e) aldeído e éster.
Esta questão recebeu 179 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 6
Assinale a alternativa que representa o produto da reação de desidratação intramolecular do butan-2-ol: a) but-2-eno. b) 2-but-2-ino. c) butano. d) prop-2-eno. e) propano.
ENEM Digital Natureza e Matemática 2020 – Questão 95
O elemento ferro é essencial em nossa alimentação, pois ajuda a prevenir doenças como a anemia. Normalmente, na alimentação é ingerido na forma de Fe3+, sendo necessário o uso de agentes auxiliares de absorção, como o ácido ascórbico...
Base dudow 2000 – Questão 6
(Fesp) Indique a alternativa falsa, baseando-se nas afirmações referentes à pilha de Daniell: a) É considerado pólo negativo o eletrodo de menor potencial redução. b) Os elétrons migram do eletrodo negativo para o eletrodo positivo. c) No eletrodo positivo ocorre a corrosão e no negativo, aumento de massa. d) A ponte salina permite a mobilidade dos íons. e) O movimento dos elétrons do ânodo para o cátodo é chamado corrente elétrica.
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2012 – Questão 10
“Enquanto houver um só assassino pelas ruas, nossos filhos viverão para condená-lo por nossas bocas.” ...
PASUSP 2008 – Questão 34
Se o aquecimento fosse prolongado até 6 min, mantidas as mesmas tendências de variação, as temperaturas aproximadas para 200g de água e 200g de óleo seriam, respectivamente, a) 54°C e 126°C b) 72°C e 126°C c) 72°C e 144°C d) 54°C e 144°C e) 72°C e 162°C