ENEM PPL Humanas e Natureza 2010 – Questão 37

Ciências Humanas / História / A Crise do Populismo / João Goulart (1961 - 1964)
Eu não  tenho hoje em dia muito orgulho do Tropicalismo. Foi sem dúvida um modo de arrombar a festa, mas arrombar a festa no Brasil é fácil. O Brasil é uma pequena sociedade colonial, muito mesquinha, muito fraca.
VELOSO, C. In: HOLLANDA, H.B; GONÇALVES, M.A. Cultura e participação nos anos 60. São Paulo: Brasiliense, 1995 (adaptado).
 
O movimento tropicalista, consagrador de diversos músicos brasileiros, está relacionado historicamente
a) à expansão de novas tecnologias de informação, entre as quais a internet, o que facilitou imensamente a sua divulgação mundo afora.
b) ao advento da indústria cultural em associação com um conjunto de reivindicações estéticas e políticas durante os anos 1960.
c) à parceria com a Jovem Guarda também considerada um movimento nacionalista e de crítica política ao regime militar brasileiro.
d) ao crescimento do movimento estudantil nos anos 1970, do qual os tropicalistas foram aliados na crítica ao tradicionalismo dos costumes da sociedade brasileira.
e) à identificação estética com a Bossa Nova, pois ambos os movimentos tinham raízes na incorporação de ritmos norte- americanos, como o blues.
Esta questão recebeu 212 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ed. Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 60
A resistência elétrica de um fio é determinada pelas suas dimensões e pelas propriedades estruturais do material. A condutividade (σ) caracteriza a estrutura do material, de tal forma que a resistência de um fio pode ser determinada...
Base dudow 2000 – Questão 39
Leia o fragmento a seguir. ...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2011 – Questão 54
Em abelhas, Apis mellifera, os óvulos não fertilizados originam machos haploides. Experimentos em laboratório têm obtido machos diploides e demonstram que os machos têm de ser homozigotos para um gene, enquanto as fêmeas têm de ser...
ENEM 3ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 5
De alcance nacional, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) representa a incorporação à vida política de parcela importante da população, tradicionalmente excluída pela força do latifúndio. Milhares de trabalhadores rurais se...
ENEM 2ed. Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 34
No século XX, o transporte rodoviário e a aviação civil aceleram o intercâmbio de pessoas e mercadorias, fazendo com que as distâncias e a percepção subjetiva das mesmas se reduzissem constantemente. É possível apontar uma tendência de...