ENEM PPL Humanas e Natureza 2009 – Questão 80

Ciências Humanas / Geografia
A Geografia, em sua trajetória científica, acompanhou o interesse do homem em conhecer sua morada, a Terra, e contribuiu para atender as demandas da sociedade em modificar o mundo para satisfazer suas necessidades e seus propósitos. 
 
Tendo o texto com referência, assinale a opção correta. 
a) Como as sociedades se alteram, as teorias e os conceitos geográficos se adaptaram para responder às novas demandas e ao interesse humano de intervir na realidade. 
b) A contribuição da Geografia para compreender a realidade consiste no conhecimento do espaço geográfico, que expressa as relações da natureza com a natureza. 
c) Visto que o espaço geográfico foi modificado pela tecnologia e submetido às determinações humanas, a Geografia explicou a realidade pela influência do meio. 
d) Na década de 1970, a Geografia tornou-se uma ciência pragmática, voltada para a pesquisa de campo e para aplicações práticas na realidade. 
e) A partir do movimento de renovação da Geografia Crítica, igualmente ao que ocorreu na década de 1970, despolitizou-se a ciência geográfica, sem que tenha havido preocupação com as contradições sociais. 
 
Esta questão recebeu 148 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2016 – Questão 49
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) é composto por três indicadores: longevidade, educação e renda. No Brasil, o IDH-M cresceu 47,5% entre 1991 e 2010, conforme os mapas. ...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 87
O dicionário da Real Academia Espanhola não usa a terminologia de Estado, nação e língua no sentido moderno. Antes de sua edição de 1884, a palavra nación significava simplesmente “o agregado de habitantes de uma província, de um país ou...
Base dudow 2000 – Questão 5
A era mesozóica é dividida em três grandes períodos e tem como característica marcante o desenvolvimento dos grandes répteis. Há cerca de 245 milhões de anos, formaram-se as rochas, os arenitos e as margas. Ainda no período triássico, o continente primitivo, que começou a se fragmentar, foi chamado pelos cientistas de a) Gondwana. b) Laurácea. c) Cretáceo. d) Jurássico. e) Pangea.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 50
TEXTO I ...
FATEC 2010 – Questão 33
Em 1872 apenas cerca de 10% da população brasileira era urbana, estando concentrada em cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Recife, São Luís do Maranhão e São Paulo. Os demais povoados urbanos, nas chamadas “vilas”, correspondiam a...