ENEM PPL Humanas e Natureza 2009 – Questão 77

Ciências Humanas / História
A Guerra do Vietnã, polêmico e violento conflito armado da segunda metade do século XX, envolveu as guerrilhas do Vietnã do Sul e o governo comunista do Vietnã do Norte. O conflito atingiu maiores proporções com a participação dos Estados Unidos da América (EUA) ao lado das tropas do Vietnã do Sul. Entretanto, foi também uma guerra com imagens, que divulgavam, amplamente e de forma crua, o sofrimento da população civil — crianças com os corpos queimados por napalm, mulheres violentadas, velhos feridos — e de jovens soldados americanos mutilados ou mortos e ensacados. 
Considerando-se o fato histórico descrito, é correto afirmar que 
a) o Vietnã do Sul usava, na guerra, os mesmos métodos de combate dos comunistas do Vietnã do Norte. 
b) os EUA tinham interesse direto na guerra, por sua aliança estratégica com o governo comunista do Vietnã do Norte. 
c) os civis, por serem ativos colaboradores dos comunistas do Vietnã do Norte, foram considerados alvos legítimos. 
d) a imprensa, ao divulgar os fatos ocorridos, colocou a opinião pública dos EUA contra a guerra, o que pressionou ativamente o seu fim. 
e) a violência contra a população civil e o emprego de armas químicas são recursos de guerra aos quais se deve recorrer com moderação. 
 
Esta questão recebeu 194 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2006 – Questão 42
A tabela a seguir apresenta dados relativos a cinco países. ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 47
Quando a taxa de remuneração do capital excede substancialmente a taxa de crescimento da economia, pela lógica, a riqueza herdada aumenta mais rápido do que a renda e a produção. Então, basta aos herdeiros poupar uma parte limitada da...
UNESP 2021 – Questão 39
Texto 1 ...
ENEM Humanas (1-45) 2012 – Questão 29
Minha vida é andar ...
Base dudow 2000 – Questão 31
“Asa Heshel lia o jornal; campos de concentração, câmaras de tortura, prisões, execuções. Diariamente chegavam da Alemanha levas de judeus expatriados. Na Espanha, continuavam a liquidar os legalistas. Na Etiópia, os fascistas assassinavam...