ENEM Natureza 2012 – Questão 71

Ciências da Natureza / Biologia / Ecossistemas / Níveis de Organização
A figura representa um dos modelos de um sistema de interações entre seres vivos. Ela apresenta duas propriedades, P1 e P2, que interagem em I, para afetar uma terceira propriedade,  P3 , quando o sistema é alimentado por uma fonte de energia, E. Essa figura pode simular um sistema de campo em que P1 representa as plantas verdes; P2 um animal herbívoro e P3, um animal onívoro.
E: função motriz 
P: propriedades 
F: fluxos 
I: interações
 
ODUM, E. P. Ecologia, Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan, 1988.
 
A função interativa I representa a proporção de:
a) herbívoria entre P1 e P2.
b) polinização entre P1 e P2.
c) P3 utilizada na alimentação de P1 e P2.
d) P1 ou P2 utilizada na alimentação de P3 .
e) energia de P1 e de P2 que saem do sistema.
Esta questão recebeu 37 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 28
Aquarela do Brasil ...
UNESP 2016 – Questão 73
A partir das informações contidas no texto, é correto afirmar que a enzima luciferase a) aumenta a energia de ativação da reação global de formação da oxiluciferina. b) é um dos produtos da reação. c) é responsável pela emissão de luz. d) é o intermediário da reação, a partir do qual se originam os produtos. e) atua como catalisador, pois interfere na reação sem ser consumida no processo.
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 34
Há cerca de um ano, 248 famílias de baixa renda que moravam em área de deslizamento do Morro do preventório, em Niterói (RJ), ganharam apartamentos em um condomínio. Com uma renda média mensal de dois salários mínimos e um apartamento com...
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2015 – Questão 72
Alimentos em conserva são frequentemente armazenados em latas metálicas seladas, fabricadas com um material chamado folha de flandres, que consiste de uma chapa de aço revestida com uma fina camada de estanho, metal brilhante e de difícil...
Base dudow 2000 – Questão 36
Células-tronco são células indiferenciadas que têm a capacidade de se diferenciar em diversos tipos celulares. Para que ocorra tal diferenciação, as células-tronco terão necessariamente que alterar: a) o número de cromossomos. b) a quantidade de genes nucleares. c) a quantidade de genes mitocondriais. d) o padrão de atividade dos genes. e) a estrutura de genes específicos por mutações.