ENEM Natureza e Matemática 2019 – Questão 123

Ciências da Natureza / Química
Estudos mostram o desenvolvimento de biochips utilizados para auxiliar o diagnóstico de diabetes melito, doença evidenciada pelo excesso de glicose no organismo. O teste é simples e consiste em duas reações sequenciais na superfície do biochip, entre a amostra de soro sanguíneo do paciente, enzimas específicas e reagente (iodeto de potássio, KI), conforme mostrado na imagem.
Após a adição de soro sanguíneo, o fluxo desloca-se espontaneamente da esquerda para a direita (ii) promovendo reações sequenciais, conforme as equações 1 e 2. Na primeira, há conversão de glicose do sangue em ácido glucônico, gerando peróxido de hidrogênio.
Na segunda, o peróxido de hidrogênio reage com íons iodeto gerando o íon tri-iodeto, água e oxigênio.
GARCIA, P. T. et al. A Handheld Stamping Process to FabricateMicrofluidic Paper-Based Analytical Devices with ChemicallyModified Surface for Clinical Assays. RSC Advances, v.4, 13 ago.2014 (adaptado).
 
O tipo de reação que ocorre na superfície do biochip, nas duas reações do processo, é
a) análise.
b) síntese.
c) oxirredução.
d) complexação.
e) acido-base.
Esta questão recebeu 177 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2011 – Questão 10
A seguinte declaração foi divulgada no jornal eletrônico FOLHA.com – mundo em 29/05/2010: “A vontade do Irã de enriquecer urânio a 20% em seu território nunca esteve sobre a mesa de negociações do acordo assinado por Brasil e Turquia com...
ENEM 2ª Aplicação - Natureza e Matemática 2019 – Questão 164
Em uma corrida de regularidade, cada corredor recebe um mapa com o trajeto a ser seguido e uma tabela indicando intervalos de tempo e distâncias entre postos de averiguação. O objetivo dos competidores é passar por cada um dos postos de...
Base dudow 2000 – Questão 33
Os compostos cianeto de sódio (NaCN), cloreto de zinco (ZnCl2), sulfato de sódio (Na2SO4) e cloreto de amônio (NH4Cl), quando dissolvidos em água, tornam o meio, respectivamente: a) básico, ácido, ácido e neutro b) ácido, básico, neutro e ácido c) básico, neutro, ácido e ácido d) básico, ácido, neutro e ácido e) ácido, neutro, básico e básico
ENEM 2ª Aplicação - Natureza e Matemática 2019 – Questão 110
Um laudo de análise de laboratório apontou que amostras de leite de uma usina de beneficiamento estavam em desacordo com os padrões estabelecidos pela legislação. Foi observado que a concentração de sacarose era maior do que a permitida. Qual teste listado permite detectar a irregularidade descrita? a) Medida da turbidez. b) Determinação da cor. c) Determinação do pH. d) Medida da densidade. e) Medida da condutividade.
ENEM 2ºAplicação - Natureza e Matemática 2021 – Questão 143
Um brinquedo muito comum em parques de diversões é o balanço. O assento de um balanço fica a uma altura de meio metro do chão, quando|não está em uso. Cada uma das correntes que o sustenta tem medida do comprimento, em metro, indicada por x. A estrutura do balanço é feita com barras de ferro, nas dimensões, em metro, conforme a figura. Nessas condições, o valor, em metro, de x é igual a a) b) 1,5 c) d) e)