ENEM Natureza e Matemática 2018 – Questão 134

Ciências da Natureza / Química
As células e os organismos precisam realizar trabalho para permanecerem vivos e se reproduzirem. A energia metabólica necessária para a realização desse trabalho é oriunda da oxidação de combustíveis, gerados no ciclo do carbono, por meio de processos capazes de interconverter diferentes formas da energia.
 
NELSON, D. L; COX, M. M.Lehninger: princípios de bioquímica.
São Paulo: Sarvier. 2002 (adaptado).
 
Nesse ciclo, a formação de combustíveis está vinculada à conversão de energia
a) térmica em cinética.
b) química em térmica.
c) eletroquímica em calor.
d) cinética em eletromagnética.
e) eletromagnética em química.
Esta questão recebeu 446 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2008 – Questão 67
O radioisótopo 226Ra pode ser transformado em bismuto, conforme a seqüência ...
FATEC 2008 – Questão 7
Quando se aquece uma porção de esponja de aço, constituída principalmente por ferro (Fe), em presença de oxigênio do ar, ela entra em combustão formando óxido de ferro (III) como único produto. Logo, se 1 g de esponja de aço for aquecido e...
UERJ 2009 – Questão 36
O petróleo de base parafínica é uma mistura cujos principais componentes são os alcanos. A ordenação crescente da massa molar dos alcanos de cadeia normal gera uma progressão aritmética de razão igual a: a) 10. b) 12. c) 14. d) 16.
Base dudow 2000 – Questão 60
Uma alternativa para os catalisadores de células a combustíveis são os polímeros condutores, que pertencem a uma classe de novos materiais com propriedades elétricas, magnéticas e ópticas. Esses polímeros são compostos formados por cadeias...
Base dudow 2000 – Questão 19
A fórmula estrutural representada é da fenolftaleína, um indicador ácido-base. Em relação a esse composto, pode-se afirmar: a) Possui anéis aromáticos condensados. b) Apresenta grupamentos das funções aldeído e cetona. c) Apresenta cadeia alifática. d) É um indicador ácido-base, porque é um ácido carboxílico. e) Apresenta grupamentos fenólicos.