ENEM Natureza e Matemática 2018 – Questão 105

Ciências da Natureza / Biologia
A polinização, que viabiliza o transporte do grão de pólen de uma planta até o estigma de outra, pode ser realizada biótica ou abioticamente. Nos processos abióticos, as plantas dependem de fatores como o vento e a água. A estratégia evolutiva que resulta em polinização mais eficiente quando esta depende do vento é o(a)
a) diminuição do cálice.
b) alongamento do ovário.
c) disponibilização do néctar.
d) intensificação da cor das pétalas.
e) aumento do número de estames.
Esta questão recebeu 193 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2021 – Questão 103
Um técnico analisou um lote de analgésicos que supostamente estava fora das especificações. A composição prevista era 100 mg de ácido acetilsalicílico por comprimido (princípio ativo, cuja estrutura está apresentada na figura), além do...
ENEM 2ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 72
Em 1950, Erwin Chargaff e colaboradores estudavam a composição química do DNA e observaram que a quantidade de adenina (A) é igual à de timina (T), e a quantidade de guanina (G) é igual à de citosina (C) na grande maioria das duplas fitas de...
ENCCEJA - Ciências da Natureza e sua Tecnologias 2017 – Questão 4
Na região sucroalcooleira de Ribeirão Preto (SP), vários produtores de cana-de-açúcar resolveram utilizar o controle biológico no combate da cigarrinha-da-folha, um inseto que vem destruindo as plantações atacadas. Um exemplo dessa estratégia de controle é a a) aplicação de inseticidas. b) pulverização de fungo verde. c) aração do solo antes do plantio. d) utilização de armadilhas luminosas.
Base dudow 2000 – Questão 43
(Pucrs) Com a intenção de avaliar o efeito dos neurotransmissores na contração muscular, uma pesquisa foi realizada fixando-se a extremidade de uma fatia de músculo cardíaco a um medidor de força. Sobre essa fatia de músculo, o biólogo pingou gotas de cinco diferentes neurotransmissores, uma por vez. O medidor de força mostrou que houve contração após as células musculares terem sido banhadas em a) noradrenalina. b) acetilcolina. c) serotonina. d) glicina. e) glutamato.
UERJ (julho) 2007 – Questão 34
O esquema abaixo destaca três tipos de tecidos e algumas de suas respectivas etapas metabólicas. ...