ENEM Natureza e Humanas 2009 – Questão 46

Ciências Humanas / História / Antiguidade Oriental / Egito
O Egito é visitado anualmente por milhões de turistas de todos os quadrantes do planeta, desejosos de ver com os próprios olhos a grandiosidade do poder esculpida em pedra há milênios: as pirâmides de Gizé, as tumbas do Vale dos Reis e os numerosos templos construídos ao longo do Nilo.
O que hoje se transformou em atração turística era, no passado, interpretado de forma muito diferente, pois:
a) significava, entre outros aspectos, o poder que os faraós tinham para escravizar grandes contingentes populacionais que trabalhavam nesses monumentos.
b) representava para as populações do alto Egito a possibilidade de migrar para o sul e encontrar trabalho nos canteiros faraônicos.
c) significava a solução para os problemas econômicos, uma vez que os faraós sacrificavam aos deuses suas riquezas, construindo templos.
d) representava a possibilidade de o faraó ordenar a sociedade, obrigando os desocupados a trabalharem em obras públicas, que engrandeceram o próprio Egito.
e) significava um peso para a população egípcia, que condenava o luxo faraônico e a religião baseada em crenças e superstições.
Esta questão recebeu 113 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Hum (1-45) e Nat (46-90) 2011 – Questão 79
Diferente do que o senso comum acredita, as lagartas de borboletas não possuem voracidade generalizada. Um estudo mostrou que as borboletas de asas transparentes da família Ithomiinae, comuns na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica, consomem,...
UNESP s. port 2007 – Questão 60
Patativa do Assaré (1909-2002) cantou, nos seus poemas populares, a vida difícil da população sertaneja do nordeste. ...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2012 – Questão 76
Considere a seguinte cadeia alimentar em um ambiente marinho: ...
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 30
A linhagem dos primeiros críticos ambientais brasileiros não praticou o elogio laudatório da beleza e da grandeza do meio natural brasileiro. O meio natural foi elogiado por sua riqueza e potencial econômico, sendo sua destruição interpretada...
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2015 – Questão 11
A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa...